Ceilândia/DF [BRA]

Atualizado em 29/08/2020
Nome Oficial
Ceilândia Esporte Clube
Fundação
23/08/1979
Status Atual
Em atividade
Endereço
QNN 27 - Módulo C - Área Especial
Ceilândia - Brasília - Distrito Federal
CEP: 72250-000
Brasil  
maps
Telefone
(61) 3039-2407 | 212-4877 | 934-9403
Retrospecto
Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Apelido(s)
Gato Preto
Equipe Ranqueada
Ceilândia
Site Oficial
ceilandiaec.com.br
Outros Sites
ceilandiaec.hpg.com.br
Estádios
Histórico
Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 1963 por Francisco da Silva, o Seu Chicão, atual mordomo do Ceilândia, e sua esposa, ainda na antiga Vila do IAPI, onde hoje estão as quadras 3 e 5 do Setor de Mansões do Park Way, área nobre do Distrito Federal.

Em 1971, o governador do Distrito Federal, Hélio Prates da Silveira criou a Companhia de Erradicação de Invasões, com o propósito de retirar aqueles que chamavam de invasores da região nobre de Brasília, muitos deles pioneiros da construção da nova Capital. Dizem que o governador sentia-se deprimido ao ver aquelas favelas tão próximas do circulo do poder. Como o novo povoado foi organizado pela CEI (Companhia de Erradicação de Invasões), estava criada que foi pejorativamente denominado de CEI-lândia, vinculado à Administração Regional de Taguatinga. Não foram somente moradores do IAPI que foram removidos para Ceilândia. Para cá também vieram pessoas da Vila Tenório, Bernardo Sayão e Querosene.

O Dom Bosco rapidamente firmou-se como um dos maiores times da Cidade, disputando a hegemonia com o Juventude Atlético Clube, Grêmio, Brasília e Juventus.
O futebol do Distrito Federal começou a se profissionalizar novamente a partir da criação do CEUB. Nos anos que se seguiram, o Campineira foi a base do Sobradinho, o Pioneira deu origem ao Taguatinga, mas Ceilândia continuava de fora.
Em 1977 surgiram as primeiras tentativas no sentido de profissionalizar o Dom Bosco.
Finalmente, em 23 de março de 1978, o Dom Bosco foi registrado. Até então o time existia apenas de fato.
Por sugestão da atual Deputada Maria de Lourdes Abadia e então recém nomeada Administradora sugeriu-se que o nome do time mudasse, guardando as cores preto e branco do Dom Bosco, mas trocando o escudo com uma águia estilizada por uma imagem estilizada da caixa d´água da cidade, símbolo da cidade.
Foi assim que, em 23 de agosto de 1979, o estatuto do time foi alterado mudando o nome de Dom Bosco Esporte Clube para Ceilândia Esporte Clube.

A primeira partida profissional do Ceilândia Esporte Clube foi disputada ainda em 1979, diante do então time mais importante do Distrito Federal: o Brasília.

Numa quente tarde de sábado o Ceilândia fez uma boa partida, mas perdeu por 2 x 1. Risadinha fez o primeiro gol do Ceilândia.

Ceilândia somente chegou a condição de Região Administrativa, independente de Taguatinga, em 25 de outubro de 1989.
Título(s)
Campeonato Brasiliense (2 Título(s))
2010, 2012
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão (1 Título(s))
1998
Presidentes
2019: José Sebastião de Almeida
2007: Sérgio Lisboa "Serjão"
2005: José Beni Monteiro Oliveira
Escudos na linha do tempo
Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudo(s) Anterior(es)
Ceilândia/DF [BRA] Ceilândia/DF [BRA] Ceilândia/DF [BRA]
Mascote(s)
Ceilândia/DF [BRA]