Sport(BH)/MG [BRA]

Atualizado em 15/07/2015
Nome Oficial
Sport Club Foot-Ball
Fundação
10/07/1904
Status Atual
Extinto
Endereço
Belo Horizonte - Minas Gerais
Brasil  
maps
Retrospecto
Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Equipe Ranqueada
Sport(BH)
Outros Sites

Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Histórico
O Sport foi a primeira equipe de futebol da cidade de Belo Horizonte. Seu antigo campo era na Praça Rui Barbosa (Belo Horizonte), hoje mais conhecido como Praça da Estação. Sua sede era numa loja da Rua dos Caetés. Os treinos eram realizados no Parque Municipal.
Segundo um jornal da época, o fundador da equipe, Victor Serpa, que incentivou a prática do futebol em BH, conquistou boas relações, congregou acadêmicos, funcionários e comerciantes, todos pertencentes à elite da cidade, para a criação do Sport Club. Assim, em 10 de julho de 1904, foi fundado o clube e eleita sua primeira diretoria, cuja presidência ficou com Oscar Americano; a vice-presidência, com Augusto Pereira Serpa; a tesouraria, com José Gonçalves; e a secretaria, com Avelino de Souza Reis. Victor Serpa assumiu a função de capitão.
O Minas Gerais de 13/07/1904, jornal da época, em nota na seção Festas e Diversões, acrescentava que a diretoria dessa útil diversão informava que nos dias 14 e 17 já haveria exercícios práticos no campo. No dia 23/08/1904 foram aprovados os estatutos do clube que tiveram que ser visados pelo então chefe de polícia, Cristiano Brasil.
No dia 21/03/1909, já dominando o cenário esportivo municipal, o Sport marca um jogo amistoso contra um grupo de garotos que há cerca de um ano atrás haviam fundado o Atlético-MG. Surpreendido pela turma de garotos o Sport perde o jogo por 3x0. Inconformado com a derrota a equipe do Sport pede revanche, mas novamente perdeu, dessa vez por 2x0. Mais uma vez a até então tradicional equipe de Belo Horizonte marca um terceiro jogo contra os jovens jogadores atleticanos e dessa vez a derrota foi mais vexatória - 4x0 para o Atlético - e com isso seus então jogadores decidem encerrar as atividades da equipe.
No dia 07/09/1910, alguns atletas do extinto sport junta-se a atletas do Morro Velho e o Villa Nova-MG, ambos de Nova Lima e realizam a primeira partida interestadual de Belo Horizonte. Essa equipe formada foi denominada de Combinado Mineiro, o adversário desse combinado foi o Riachuelo, equipe do Rio de Janeiro. O placar final foi de 7x1 para o Riachuelo.

Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello
Presidentes
1904: Oscar Americano
Escudos na linha do tempo
Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Uniforme(s)
Sport(BH)/MG [BRA]