São Paulo/AP [BRA]

Atualizado em 11/03/2016
Nome Oficial
São Paulo Futebol Clube
Fundação
03/02/1988
Status Atual
Em atividade
Endereço
Avenida Marechal Eduardo Gomes, 221
Santa Rita - Macapá - Amapá
Brasil  
maps
Telefone
(96)251-1933
Retrospecto
Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Apelido(s)
Tricolor do São Lázaro, Furacão
Cores
Camisa branca com duas listras horizontais sendo uma preta e a outra vermelha, calção branco e meias brancas
Equipe Ranqueada
São Paulo
Outros Sites

Estádios como mandante (jogos(s) registrado(s))
Histórico
O São Paulo Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Macapá (AP). O Tricolor de Macapá foi Fundado no dia 03 de Fevereiro de 1988, e tem a sua sede na Avenida Marechal Eduardo Gomes, 221, no Bairro Santa Rita, em Macapá. o clube surgiu aparentando que teria um futuro promissor. Contava com o patrocínio de uma rede de mercados locais gerida pelo sr. Rodrisvan Cerqueira, que apostava no time, investia e participava das decisões, parecendo ser competente.

A equipe disputou torneios não-oficiais com combinados e amistosos e se saiu bem, no balanço geral ao final do ano. Em 1989, quando ingressou no primeiro estadual, erros cometidos pela diretoria e outros detalhes fizeram o time fazer uma campanha ruim. Em 1990, a mesma coisa. Cerqueira se chateou com o que chamou de "irresponsabilidade esportiva" e deixou de patrocinar e de intervir na equipe. O São Paulo só piorou. Sem os investimentos e sugestões de Cerqueira, a equipe foi tão mal que em 1992 nem chegou a disputar estadual.

Fez apenas alguns treinos e um único amistoso, contra a seleção de Macapá, e perdeu por dois a zero. Decidida a levantar o time, os cartolas buscaram e conseguiram algum investimento externo e, além de melhorar as finanças do time, trouxeram alguns atletas de fama local. O time não disputou estadual em 93, mas venceu os quatro amistosos que jogou e foi vice-campeão no Torneio de Ouro Macapá promovido por uma rede de lojas local.
Em 1994 a equipe volta ao estadual para fazer uma campanha razoavelmente boa, com a base do ano passado.

Em 95 e 96, a mesma coisa. No entanto, a falta de público e a baixa renda com o patrocinador, que andava desinteressado, gerou nova crise econômica. O São Paulo dispensou empregados e vendeu todos os atletas. Em 1997 o time de novo não participou do estadual, e foi pulverizado nos amistosos, uma vez que a equipe que jogava era formada de amadores, conhecidos de dirigentes, muitas vezes voluntários.

Nos anos seguintes, a conta do time foi se recuperando e a coisa foi menos vergonhosa, até que em 2004 um litígio na diretoria levou o clube ao rebaixamento. Em 2014 foi vice campeão.

Pesquisa: Julio Diogo
Fontes: Página no Facebook do Camp. Amapaense, Wikipédia
Redesenho do escudo 1 e seus uniformes: Sérgio Mello

Sede antiga: Avenida Pantaleão Gomes de Oliveira, 1240 - São Lázaro - Macapá-AP
Presidentes
2013: Adenos de Lima Gameleira "Padeirinho"
2011: Giancarlo Darlan Pinon Nery
2002: Antônio Marques da Silva
Escudos na linha do tempo
Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudo(s) Anterior(es)
São Paulo/AP [BRA] São Paulo/AP [BRA] São Paulo/AP [BRA] São Paulo/AP [BRA]
Uniforme(s)
São Paulo/AP [BRA] São Paulo/AP [BRA]