fb
logo    Futebol Nacional google playgoogle play

Independente/AP [BRA]

Updated in 11/17/2024
 
Official Name
Independente Esporte Clube
Foundation
01/19/1962 (63 years old)
Current Status
Active
Address
Rua Ubaldo Figueira, 456
Central - Santana - Amapá
Zip Code: 68925-000
Brazil  
maps
Phone
(96)281-2005
City (other location)
Macapá
Retrospect
Click here to view all the championships with the participation of this team
Nickname(s)
Carcará da Vila Maia
Mascot(s)
Carcará
Colors
Camisa verdes com gola branca, calção branco e meias verdes
Ranked Team
Independente
logo | Futebol Nacional Collection
Click here to view details
Stadia as mandanting (match(s) registered)
History
Outra data de fundação : 19/01/1965
Tendo o Carcará como mascote, o Independente Esporte Clube é da cidade de Santana e foi fundado em 19 de janeiro de 1962. Seu uniforme tem camisa verde com gola branca, calção e meias verdes. Já conquistou cinco títulos de campeão amapaense, sendo dois (1995 e 2001) no profissionalismo. Devido a problemas de acessibilidade, o clube não disputou o estadual de 2004 a 2007, junto com outras equipes de fora da capital, Macapá. Voltou a disputar o certame amapaense em 2008.

Bastou a iniciativa do Padre Ângelo Biraghi, durante uma simples reunião entre pessoas interessadas por esporte e lazer, que naquela tarde de 19 de janeiro de 1962, era fundado o Independente Esporte Clube (IEC). Segundo pioneiros, as primeiras assembleias ocorriam no salão paroquial da pequena Igreja de Nossa Senhora de Fátima, localizada no coração da histórica Vila Dr. Maia, no atual município de Santana.

Na ocasião de oficial constituição, estavam presentes: Antônio Villela, José Muniz Ferreira, Francisco Corrêa Nobre, Odon Morales Y Morales, Sebastião Ramalho, José Bandeira, Cláudio Lúcio Monteiro, Melkisedec, Rubens Albuquerque e outros desportistas que residiam na própria Vila Dr. Maia ou nos vilarejos adjacentes à área da mineradora ICOMI, em Santana.

Interinamente, foi eleito o Sr. Francisco Nobre (conhecido Chico Jacaré) para presidir a nova agremiação santanense até que seus estatutos e situações jurídicas fossem todos legalizados. Em 22 de fevereiro daquele mesmo ano, numa assembleia que contou com a presença de quase 200 pessoas, foi aprovado o 1º estatuto do IEC, contendo 94 artigos.

Participou de sua primeira partida futebolística naquele mesmo ano da fundação (em 08 de dezembro/62), enfrentando o Guarany Atlético Clube, de Macapá (extinto), onde perdeu por um tento a zero. O jogo aconteceu durante o Torneio Independência, organizado pela Federação Amapaense de Desportos (FAD), realizado no antigo campo de esportes do Santana Esporte Clube (na área onde hoje está localizado o Fórum da Comarca de Santana).

Seu primeiro uniforme (oficial nos jogos) era composto de uma camisa amarela e short azul. Em 1965, após aprovarem em assembleia realizada por seus dirigentes, o uniforme foi alterado: camisa/short verde com gola branca e meias verdes. No entanto, em 1972, ocorreu uma nova mudança na vestimenta do clube, ficando o short branco com a camisa/meias verdes. A mais recente alteração do uniforme já veio ocorrer na década de 1990, quando passou a utilizar a camisa branca com o short verde.

Até 1987, Santana era Distrito de Macapá

Fonte: http://porta-retrato-ap.blogspot.com
Redesenho do escudo 3 e seu uniforme: Sérgio Mello
Title(s)
Amapá State League (5 Title(s))
1982, 1983, 1989, 1995, 2001
Amapá State League - Second Level (1 Title(s))
1966
Torneio da Integração - Copão da Amazônia (1 Title(s))
1989
Presidents
Logos in the timeline
Click here to view the logos and cities used for this team in the timeline
Old Logo(s)
Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA]
Other Football Jerseys
Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA] Independente/AP [BRA]