fb
logo    Futebol Nacional google playgoogle play

Desportiva Capixaba/ES [BRA]

Mise à jour 08/08/2024
Nom officiel
Desportiva Capixaba S/A
Fondation
17/06/1963 (61 ans)
Statut Actuel
Renommé
Adresse
Rodovia BR 262 Km 0
Jardim América - Cariacica - Espírito Santo
Code postal: 29140-501
Brésil  
maps
Téléphone
(27)3236-0706 | 3236-1475
Rétrospection
Cliquez ici pour voir tous les championnats avec la participation de cette équipe
Ancien Nom
Desportiva
Après le nom
Desportiva
Équipe classée
Desportiva
Site Officiel
desportivacapixaba.com.br (fora do ar)
Stades comme mandant (jeu(s) enregistré(s))
Historique
O clube nasceu Associação Desportiva Ferroviária Vale do Rio Doce, em 17de junho de 1963, como resultado da fusão de Vale do Rio Doce, Ferroviário, Cauê, Guarany, Valeriodoce e Cruzeiro, todos formados por ferroviários da Companhia Vale do Rio Doce.Foi a própria diretoria da empresa que tomou a iniciativa de fomentar a união, pois seus funcionários viviam à porta dos diretores pedindo ajuda para os cinco clubes isoladamente. Para incentivar a união, a companhia prometeu e depois cumpriu construir um estádio e doá-lo ao novo clube. Assim, surgiu o Estádio Engenheiro Araripe, em Jardim América, Cariacica (ES), hoje com capacidade para 25 mil torcedores. Durante muitos anos, a Desportiva foi o primo-rico do futebol capixaba, pois além do patrimônio doado, a Vale do Rio Doce ainda pagava todas as despesas do estádio e descontava na folha de pagamento de milhares de ferroviários as mensalidades para o clube.Como resultado, a Desportiva passou a ser um páreo duro para o antigo papa-títulos capixaba, o Rio Branco, e conquistou a maioria dos campeonatos disputados nas últimas quatro décadas no Espírito Santo, ao contrário do seu maior rival, que foi definhando a cada ano.

A história do clube começou a mudar quando a Vale do Rio Doce foi privatizada em 1996 e resolveu não apenas retirar todo o apoio como cobrar pelo estádio. Foi uma longa disputa, que envolveu mobilização de lideranças políticas, até que a empresa resolveu doar definitivamente o Engenheiro Araripe para a Desportiva. Andando com as próprias pernas, o clube teve trajetória trôpega e nos últimos anos viu o título estadual ir para outros clubes e foi rebaixada para a terceira divisão n Brasileiro. No Campeonato Capixaba deste ano, esteve bom tempo entre os últimos colocados. Nos seus 35 anos de história, a Desportiva sempre revelou bons jogadores nas suas divisões de base. As duas principais revelações do grená já vestiram a camisa da Seleção Brasileira: o meia Geovani e o ponta-esquerda Sávio. Ambos começaram nas escolinhas do clube de Jardim América. Geovani nasceu em Cariacica, pertinho da sede do Desportiva e foi lançado aos 16 anos no time profissional. É o maior ídolo da história do clube. Sávio deixou a Desportiva mais cedo, aos 14 anos, indo para o Flamengo, onde projetou-se a ponto de chegar à Seleção Brasileira. Há dois anos, transferiu-se para o futebol europeu. Em maio de 99 após longas negociações, a tradicional Desportiva Ferroviária anunciou o início de uma nova fase em sua história: a de clube-empresa, conforme a Lei Pelé, vendendo 51% de suas ações para o grupo Frannel, de derivados de petróleo, e passando a chamar-se Desportiva Capixaba S.A. Marcelo Villaforte, dona da Frannel, é o homem forte do clube.
Em Abril de 2011 a Desportiva Ferroviária, respaldada por decisão judicial, retomou o estádio Engenheiro Araripe, bem como o futebol profissional.
Titre(s)
Championnat d´État d´Espírito Santo - Deuxième niveau (1 Titre(s))
2007
Copa Espírito Santo (1 Titre(s))
2008
Présidents
Boucliers sur la chronologie
Cliquez ici pour voir les boucliers et les sièges utilisés par cette équipe dans la chronologie