fb
logo    Futebol Nacional google playgoogle play

Ferroviário/PI [BRA]

Mise à jour 10/10/2022
Nom officiel
Ferroviário Atlético Clube
Fondation
??/??/1946
Statut Actuel
Autorisé
Adresse
Avenida Sao Sebastião, 1114
Campos - Parnaíba - Piauí
Code postal: 64202-020
Brésil  
maps
Rétrospection
Cliquez ici pour voir tous les championnats avec la participation de cette équipe
Surnom(s)
Ferrim
Équipe classée
Ferroviário
NIF
06.795.553/0001-64   Cliquez ici pour plus de détails
Stades comme mandant (jeu(s) enregistré(s))
Historique
Um dos clubes mais tradicionais do município, disputando até o hoje o campeonato municipal. Em 2012 disputou o Torneio da movimentação junto com clubes como Piauí e Flamengo.
Também existe registro que disputou o Torneio Centenário de Teresina em 1952 (juntamente com Ríver, Comercial de Campo Maior e Sampaio Corrêa do Maranhão)

Para fazer a alegria do povo parnaibano, um grupo de funcionários da então Estrada de Ferro Central do Piauí fundaram o Ferroviário Atlético Club (FAC), naquele memorável dia 06 de setembro de 1946.

Mencionando alguns de seus fundadores, lembramos do saudoso Dr. Walterdes Machado Sampaio, Sebastião Diniz, Sebastião Lauro (Ição - o homem das onze posições), Luiz Gonzaga (Cabaça), Raimundo Ribeiro do Nascimento (Leiterinho), Nonato Bem, Cuncunha, Wilson Penafiel (Cafuringa), Francisco das Chagas (Palanqueta), Raimundo Nascimento (Raimundo Rasga), José Marques e muitos outros que fizeram parte de tão expressivo acontecimento.

A princípio o clube era formado somente por pessoas do quadro, posteriormente foram incorporados atletas particulares que foram em seguida "fichados" na empresa ferroviária. A primeira sede funcionou onde hoje existe um posto de combustível na avenida governador Chagas Rodrigues, na esplanada da estação.

Depois o clube foi transferido para o local onde funciona a Escola Roland Jacob e no início da década de 1960 foi comprada a sede atual, na avenida São Sebastião, pelo valor de Cr$ 60.000,00 (sessenta mil cruzeiros). O clube abria suas portas para festas grandiosas, com a presença de grandes nomes da música como Waldick Soriano e Altemar Dutra.

O time do ferroviário, carinhosamente chamado de "Ferrim", participou da Liga Parnaibana, vencendo vários campeonatos, como por exemplo bicampeonato em 1963. Excursões pelo Brasil, amistosos com grandes agremiações do Norte e do Nordeste marcam a história do time.

Depois o clube passou por algumas baixas, no início da década de 1980 ele respira novamente, volta à liga e retorna com os bailes, passa posteriormente por dificuldades nas últimas décadas e agora tenta se reafirmar como nos velhos e bons tempos. "Vai Ferrim".

Texto elaborado por: Helcio Carvalho Mesquita de Araujo (Historiador) e Raimundo Nonato Mesquita de Araújo)
Titre(s)
Campeonato de Parnaíba (1 Titre(s))
1951
Présidents
Boucliers sur la chronologie
Cliquez ici pour voir les boucliers et les sièges utilisés par cette équipe dans la chronologie
Bouclier(s) précédent(s)
Ferroviário/PI [BRA] Ferroviário/PI [BRA] Ferroviário/PI [BRA]
Siège social
Ferroviário/PI [BRA]