Histórico |
| A história da AD São Caetano é relativamente recente no futebol brasileiro, mas a cidade do ABC paulista marca presença no esporte desde o início do século XX. Há tradição de time de indústrias, como GM e Cerâmica. O São Caetano Esporte Clube, fundado em 1914, participou do Paulistão em 1935/36.
Foi sucedido pelo São Bento, que participou dos campeonatos entre 1954/57, e houve a época do Saad, fundado em 1961 e que fechou as portas do futebol profissional em 1992. A prefeitura passou a investir na AD São Caetano e em 1999 o Azulão chegava à Série B do Brasileiro.
O Azulão, na verdade, nasceu verde e vermelho, pelas cores da Itália. Depois, ficou apenas com o azul da Casa de Savóia, da realeza daquele país (que ainda veste os jogadores de sua Seleção).
Houve investimentos da prefeitura em projeto para a AD em 1990, mas o time explodiu mesmo em 2000, ao chegar a vice-campeão do Módulo Amarelo da Copa João Havelange, encarando os grandes do futebol do país.
Ficou marcada a série sobre o Fluminense no mata-mata, quando fez 3 a 3 no Parque Antártica e foi ao Rio de Janeiro para o jogo de volta, quando eliminou o time caroca no Maracanã lotado por 70 mil torcedores. Só não conseguiu chegar ao título depois do jogo com o Vasco, quando uma tragédia se anunciou no Estádio de São Januário.
O Azulão tinha se tornado um ?grande?. Em 2001, foi vice do Brasileiro, seguindo para o vice da Libertadores em 2002. Em 2004, o São Caetano foi campeão da Primeira Divisão do Paulista.
|
|