Sudan/RJ [BRA]

Atualizado em 06/08/2017
Nome Oficial Sudan Atlético Clube
Fundação  22/11/1911
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro  Quintino Bocaiúva
Cidade  Rio de Janeiro
Estado  Rio de Janeiro
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Rubro Cascadurense
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Sudan
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial  Sudan Athletico Club
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Campo da Avenida Pedro II, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Histórico 
O Sudan Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Club Rubro Cascadurense foi fundado no dia 22 de Novembro de 1911. A sua sede ficava na Rua Clarimundo de Mello, 857 em Cascadura. O seu campo alugado (de propriedade do Sport Club Campinho) ficava localizado na Rua Mendes de Aguiar, 18, no Bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio.

Na segunda-feira, do dia 25 de Agosto de 1930, o Sudan iniciou um processo de reorganização, liderado pelo presidente do clube: Adelino Cardozo. Dentre as mudanças, foi colocado em votação a proposta para alterar o nome para Athletico Club Prado Júnior. Contudo, a sugestão foi rejeitada.

Então, oficialmente, na sexta-feira, do dia 12 de Setembro de 1930, o Sudan foi reorganizado. A diretoria eleita foi constituída da seguinte forma:

Presidente: Adelino Cardoso;

Vice-Presidente: Alfredo Ferreira;

Secretário Geral: Honório Gonçalves Ferreira;

1º Secretário: David Lourenço;

2º Secretário: Armindo de Carvalho;

1º Tesoureiro: Francisco Alves;

2º Tesoureiro: João Cardoso;

Procurador: Amadeu Geada Filho;

Diretor Esportivo e técnico: Mario Ferreira;

Vice-Diretor Esportivo: Adriano Alves Ferreira.

Na terça-feira, do dia 25 de novembro de 1930, apresentou um reforço de primeira. Manoel Rodrigues, center-half do Brasil Football Club, da 1ª Divisão da Associação Paranaense de Esportes Athleticos (APEA).

Na quinta-feira, do dia 18 de Dezembro de 1930, o jornal Diário de Notícias deu o resultado do vencedor da Taça Diário de Notícias, referente ao clube mais votado na prova de simpatia. Com 100 votos, o Sudan Athletico Club foi o grande vencedor, seguido do Team do Encouraçado Minas Geraes.

Vice-campeão da LMDT de 1933

Após ter participado de algumas edições do Campeonato organizado pela Associação Suburbana de Deportes Athleticos (ASDT), a equipe Sudanense ingressou, na sexta-feira, do dia 24 de abril de 1931, na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT).

Além disso, o Sudan obteve contrato do antigo campo do Jacarepaguá Athletico Club e efetuou grandes reformas a fim de poder ter condições de disputar o Campeonato de 1932. No entanto, por razões não noticiadas, o acordo acabou sendo desfeito e o Sudan permaneceu jogando no campo da Rua Mendes de Aguiar, 18, no Bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio.

Em 1933, ficou com o vice-campeonato da LMDT, só atrás do campeão Viação Excelsior Football Club. Em 1947, o Sudan participou do Campeonato Popular, organizado pelo jornal "A Tribuna Popular", que festejava o seu 2º aniversário.

1º Time de 1930: Cardeal (Jaguaré); Jorge Pereira e Medonho (Moacyr); Donga (Setenta), Bilé e Ary (Quadro); Albino (Raposo), Nicanor (Bahianinho), Bahiano (Rubens), Bilú (Cap.) e Thomaz (Caixa d'Água).

Time de 1931: Mario; Moacyr e Valério; Vinício, Ary e Lourival; Sebastião, Bahiano, Rubem, Octavio e Antonio.

Time de 1932: Joãosinho; Grané e Bento; Sebastião, Américo e Ary; Esteves, Antonio, Armindo, Mario e Manoel.

Time de 1934: Renato (João); Popó e Terrozo; Ary, Donga e Varella (Barbosa); João (Itamar), Lessa (Gallego), Bahiano, Rubens e Pitanga (Nicanor).

Time de 1943: Sylvio; Leite e Aluizio; Floriano (Bira), João e Paulinho; Chimango (Tião), Octacilio (Ica), Adelino (Baiano), Yvan e Maquita.

Time de 1947: Jorge; Nelson e Aluizio; Oscar, João e Casaca; Wilson, Quatorze, Hélio, Osmário e Djalma.

Sob a presidência de Armando Silva, o Sudan Athletico Club se mudou, no início do mês de março de 1950, para a Rua Nerval Gouveia, 331, no Bairro de Quintino Bocaiúva, também na Zona Norte do Rio.

Pesquisa: Sérgio Mello, Auriel de Almeida

Fontes: O Imparcial, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Diário da Noite, Jornal dos Sports

Redesenho do escudo e uniformes: Sérgio Mello

Segundo o Diário Oficidal da União (DOU), o Sudan AC foi fundado em 22/11/1910 (Pesquisa: André Martins). Confirmar o ano de fundação.

Presidentes 
1950: Armando Silva
1930: Adelino Cardozo
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Sudan/RJ [BRA] Sudan/RJ [BRA]
Mascote