Palmeirense/MG [BRA]

Atualizado em 12/12/2007
Nome Oficial Esporte Clube Palmeirense
Fundação  10/10/1943
Status Atual  Desconhecido
Endereço 
Bairro 
Cidade  Ponte Nova
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Palmeirense
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Mario Lôbo (Pau D'Alho), Ponte Nova/MG, Brasil
Histórico 
A agremiação esportiva ganhou o nome de Palmeirense (natural de Palmeiras) por causa do bairro, criado em 1896 pelo então prefeito de Ponte Nova, José Mariano Duarte Lanna. As largas ruas e avenidas surgiram onde antes era a antiga Fazenda das Palmeiras. As obras de urbanização do novo bairro ganharam projeto arrojado e moderno.

O novo aglomerado urbano, bem distante do centro antigo, logo recebeu edificações residênciais e no local foi fundado o primeiro colégio para o ensino do magistério em Minas Gerais. O esporte, mais precisamente o futebol, chegou ao bairro por volta de 1912 e logo ganhou adeptos.

O primeiro time de futebol da cidade foi o Pontenovense Futebol Clube, fundado em 1911. Nos anos seguintes surgiram a Sociedade Esportiva 1º de Maio e o Palmeiras (o primeiro nome do Palmeirense). Durante quase 30 anos, várias equipes esportivas surgiram e acabaram em Palmeiras. As mais duradouras foram ?Marianos? e ?Brasil?.

Num texto elaborado pelo então presidente José Fernando Crivelari, em 1975, para um trabalho intitulado ?Monografia de Ponte Nova? de autoria da professora Wanda de Almeida Totini, ele afrima que o Palmeirense nasceu em 1913 por iniciativa de Jiovanini Teatini, Fábio Gomes, Tonico Guedes, Albertino Graça, Joaquim Chineleiro, Cazuza, Juquinha Mosqueira, João Tafuri, Chico Pelegrino, Chico Turco, Vicente Bertholdo, Joaquim Faria, Augusto Rodrigues Seabra, Chico Soares e Chico Umbelino. O nome da agremiação de Palmeiras era Brasil Futebol Clube e usava camisa amarela.

A unificação das equipes de futebol de Palmeiras se deu em 10/10/1943. A partir dessa data foi fundado oficialmente o Esporte Clube Palmeirense, reunindo todos os desportivas do bairro sob uma mesma bandeira. O ato aconteceu no Cine Brasil. A assembléia foi presidida pelo professor Antônio do Carmo Pinheiro.

A primeira diretoria ficou formada da seguinte maneira: Presidente de Honra: Jorge Gonçalves; Presidente: José Jorge; Vice-Presidente: Abel Pesqueira Moreira; Secretário Geral: Helder de Aquino; 1º Secretário: Jorge Jota da Luz; 2º Secretário; José Luiz Tavares; 1º Tesoureiro: Cristovão de Castro Castor; 2º Tesoureiro: Lauro Soares; Diretor de Esportes:Mário Martins do Nascimento; Diretor Técnico: Geraldo Nascimento; Orador Oficial: Mário Rodrigues Seabra. Conselho Fiscal: Antônio do Carmo Pinheiro, Joaquim Soares Filho e Antônio Gomes Queiroz. Comissão de Sindicância: Atanásio Gonçalves dos Reis, João Soares Ferreira e Júlio Policarpo Gomes.

Disputou o acesso em 1961

Presidentes 
1990/1992: Geraldo Messias
1975: José Fernando Crivelari
1967/1968: Abel Pesqueira Moreira
1961: Mário Lobo
1946: Ninico Queiroz
1945: Antônio Gomes Queiroz
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote  Palmeirense/MG [BRA]