Desportiva Guarabira/PB [BRA]

Atualizado em 18/07/2016
Nome Oficial Associação Desportiva Guarabira
Fundação  02/05/2005
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Bianor Ramos do Amaral, 28
Bairro  Nordeste 1
Cidade  Guarabira
Estado  Paraíba
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Espantalho, Azulão do Brejo
Mascote  Azulão
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Desportiva Guarabira
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites  mailto:adguarabira@yahoo.com.br
Outros Sites 
Estádios  Silvio Porto, Guarabira/PB, Brasil
Ivan Tomaz (Tomazão), João Pessoa/PB, Brasil
Histórico  No ano de 2004, o Guarabira Esporte Clube foi extinto e, em seu lugar, foi fundado no dia 2 de maio de 2005, a Associação Desportiva Guarabira, que herdou as cores e o escudo do antigo clube.

O Guarabira foi criado em 1930, com a denominação de Guarabira Futebol Clube e suas cores iniciais foram o preto e vermelho. A primeira versão do clube teve vida curta, mas acabou motivando alguns desportistas do extinto clube à novamente se reunirem e fundar uma nova agremiação no dia 24 de junho de 1936, desta vez denominada de Guarabira Esporte Clube. O novo clube acabou herdando parte do patrimônio do time antigo e em pouco tempo tornou-se o principal clube da cidade de Guarabira. A partir de 1946, o alvi-celeste passou a condição de clube de maior influência da região norte da Paraíba. O prestigio da equipe rendeu a participação na primeira edição do Campeonato Paraibano do Interior, em 1949, promovido pela Federação Paraibana de Futebol.A participação motivou os dirigentes guarabirenses a inserir a equipe no Campeonato Paraibano de 1952. Entretanto, a péssima campanha na competição e os altos custos forçaram o clube a pedir licença em 1953, retornando somente em 1959, quando mais uma vez, o clube deixou a desejar. As experiências na competição auxiliaram os dirigentes a buscar o profissionalismo.Em 1964, o então presidente Benedito Targino conseguiu recursos para novamente participar do Campeonato Paraibano. O alvi-celeste guarabirense conquistou o vice-campeonato do Torneio Inicio de 1967. Em 35 participações na Primeira Divisão do estadual, o Guarabira obteve o seu melhor desempenho em 1969, quando conquistou o terceiro lugar.

O site http://davioliveirasilva.blogspot.com.br/2015_07_01_archive.html informa que a Desportiva foi criada através de um grupo de amigos que resolveu assumir o antigo Guarabira EC, mas desistiram devido as dívidas do clube. Então o Senhor Domingo Sávio Soares realizou uma assembléia para alterar a razão social do JUVENTUS ESPORTE CLUBE. A ação contou com o apoio jurídico da Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Presidentes  2009: Josa da Padaria
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Desportiva Guarabira/PB [BRA]
Uniforme 
Mascote