Campinas/MT [BRA]

Atualizado em 11/12/2018
Nome Oficial Campinas Esporte Clube
Fundação  10/01/1954
Status Atual  Desconhecido
Endereço  Rua das Flores, s/n
Bairro  Várzea Ana Poupina
Cidade  Cuiabá
Estado  Mato Grosso
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Tricolor Cuiabano
Mascote 
Uniforme  Vermelho, branco e preto
Equipe Ranqueada  Campinas
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Eurico Gaspar Dutra (Dutrinha), Cuiabá/MT, Brasil
Histórico 
O Tricolor Cuiabano foi fundado no domingo, do dia 10 de Janeiro de 1954. A sede provisória ficava na Rua Pimenta Bueno, no Bairro Dom Aquino. As suas cores era: vermelho, branco e preto.

Posteriormente se transferiu para a sua sede própria localizado na Rua das Flores, s/n, no Bairro Dom Aquino (depois passou a se chamar: Várzea Ana Poupina), em Cuiabá. O 1º Presidente foi Cândido de Almeida Lino.

Além do futebol, o clube também oferecia aos seus associados outras opções de lazer, como o Xadrez, Dama, Ping-Pong (Tênis de Mesa), entre outros. Em 1955, o clube se filiou a Federação Matogrossense de Desportos (FMD). No mesmo ano, como curiosidade, o Campinas enviou cinco atletas para disputar a corrida de rua de São Silvestre, na capital paulista.

A primeira competição de destaque no futebol, aconteceu em 1956. Nesse ano, o Campinas participou do Torneio de Cuiabá, organizado pela Prefeitura de Cuiabá. No domingo, do dia 06 de Abril de 1956, o Campinas enfrentou o Mixto, mas acabou sendo eliminado na disputa de pênaltis.

Na seqüência o clube estreou no Campeonato Cuiabano de 1956, no domingo, do dia 13 de Maio, organizado pela a Federação Matogrossense de Desportos (FMD). No final, o Campinas venceu o Santo Antonio por 1 a 0. O gol da vitória foi assinalado pelo Evandro.

Alguns resultados: No domingo, do dia 03 de junho de 1956, o Campinas foi goleado pelo Mixto pelo placar de 5 a 2. No domingo, do dia 29 de julho de 1956, o Campinas foi goleado pelo Clube Atlético Matogrossense por 5 a 0. No sábado, do dia 22 de Setembro de 1956, o Campinas derrotou o VX de Novembro por 4 a 3.

Participou do Torneio Início de 1957, que aconteceu em 12 de maio, no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá. Estiveram presentes nove equipes: Atlético, Americano, Campinas, Cruzeiro, Dom Bosco, Mixto, Palmeiras, Santo Antonio e XV de Novembro. Disputou o Campeonato Cuiabano de 1957.

O Campinas participou do Torneio Início de 1958, o Torneio Cidade de Cuiabá, com as presenças do Atlético, Americano, Cruzeiro, Dom Bosco, Mixto, Palmeiras, XV de Novembro, Operário Varzeagrandense e Santo Antonio. Acabou caindo no primeiro jogo, ao perder para o Mixto por 1 a 0. Gol de Acácio.

Esteve presente no Campeonato Cuiabano de 1958, 1959. Na sua primeira participação, o clube terminou na 5ª colocação, num total de dez clubes, com 19 pontos, em 36 possíveis. Na sua segunda e última temporada, fechou em 6º lugar.

Em 1960, o Campinas ingressou na Liga Cuiabana Independente (LCI), que contou com a participação das seguintes equipes: Botafogo, Pico do Amor, Juventus, Ipiranga, Vasco e SESC.

Time de 1957: Mauri; Cives e Jau; Peró, Dati e Zeca; Jorge, Dedé, José da Costa, Alinor e Calazans.

Time de 1958: Marcondes; Dati e Jau; Peró, Severino e Bodú; Jorge, Dedé, Air, José Peixeiro e Magalhães.

Time de 1959: Marcondes; Jau e Bodú; Dati, Peró e Mario; Jorge, Dedé, Air, José Peixeiro e Morango.

Pesquisa: Sérgio Santos

Redesenho do escudo e uniformes: Sérgio Mello

Fontes: Diário Oficial, Acervo Gláucio MarceloO Estado de Mato Grosso

Presidentes 
1954: Cândido de Almeida Lino
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Campinas/MT [BRA] Campinas/MT [BRA] Campinas/MT [BRA]
Mascote