Comerciário/SC [BRA]

Atualizado em 26/04/2017
Nome Oficial Comerciário Esporte Clube
Fundação  13/05/1947
Status Atual  Mudou de nome
Endereço 
Bairro 
Cidade  Criciúma
Estado  Santa Catarina
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Posterior  Criciúma
Equipe Ranqueada  Comerciário
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Adolpho Konder, Florianópolis/SC, Brasil
Heriberto Hulse (Majestoso), Criciúma/SC, Brasil
Histórico 
A origem do Criciúma remonta ao ano de 1947, mais precisamente no dia 13 de maio, quando um grupo de rapazes fundou o Comerciário Futebol Clube. Dois dias depois o novo time já entrava em campo, enfrentando o São Paulo, da mesma cidade, e o placar não foi nada animador: derrota de 4 a 0.

Mas já em 1949 o time conquistava seu primeiro título, o de campeão da LARM (Liga Atlética da Região Mineira). O Comerciário consolidaria seu domínio na região conquistando o tricampeonato da LARM (1949/1951), e em 1955 o clube inauguraria o Estádio Heriberto Hülse.

Discriminado por ser o time da classe alta de Criciúma, o Comerciário mesmo assim foi escolhido o time mais querido da cidade em plebiscito realizado em 1964. Quatro anos mais tarde, o clube chegaria ao seu ponto mais alto: a conquista do Campeonato Catarinense em 1968. Na equipe, se destacava o ponteiro Valdomiro, que depois se tornaria ídolo no Internacional, participando ainda da Copa do Mundo de 1974.

Mas em 1970, apenas dois anos depois de sua maior conquista, o Comerciário encerraria suas atividades, abalado por forte crise financeira. O time ficaria por sete anos afastado das competições, só voltando a disputar o Estadual em 1977.

Em 13 (ou 17 em algumas fontes) de março de 1978 aconteceria a mudança do nome, de Comerciário Futebol Clube para Criciúma Esporte Clube. O time mantinha as cores azul e branco em seu uniforme, o que causava dificuldades para conquistar os torcedores dos extintos clubes da cidade, como o Metropol e o Atlético Operário.

No dia 13 de maio de 1984 o clube estrearia, contra o Joinville, seu novo uniforme: amarelo, preto e branco. O amarelo representava a riqueza da região, o preto representava o carvão - principal fonte da economia local - e o branco era a cor comum a todos os clubes da região.

Com novo nome e uniforme, o Criciúma se consolidou como o principal time da região, conquistando o Estadual em 1986 e o tricampeonato em 89, 90 e 91.

Ainda em 91 o Criciúma conquistaria o principal título de sua história - e de todo futebol catarinense: a Copa do Brasil. Dois empates com o Grêmio, em 1 a 1 em Porto Alegre, gol do zagueiro Vilmar, e outro sem gols no Heriberto Hülse, dariam ao time treinado por Luiz Felipe Scolari a taça e uma vaga na Copa Libertadores da América. Nesta competição, o Criciúma voltou a fazer bom papel, avançando até as quartas-de-final e só sendo eliminado pelo virtual campeão, o São Paulo.

Presidentes 
1947: Sinval Rosário Bhorer
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Comerciário/SC [BRA] Comerciário/SC [BRA] Comerciário/SC [BRA] Comerciário/SC [BRA]
Uniforme 
Mascote