Ferroviário/SP [BRA]

Atualizado em 13/03/2018
Nome Oficial Ferroviário Atlético Ituano
Fundação  ??/??/1977
Status Atual  Mudou de nome
Endereço 
Bairro 
Cidade  Itu
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Sorocabana(Itu)
Nome Posterior  Ituano
Equipe Ranqueada  Ituano SC
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
Nomes Anteriores : Ferroviário e depois Ituano Futebol Clube

O Ituano é a continuação da Associação Atlética Sorocabana, que participou dos campeonatos da terceira divisão entre 1956 e 1960. A Sorocabana foi fundada por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana. Após permanecer três temporadas afastada dos campeonatos, a Sorocabana reapareceu em 1963 para disputar o campeonato da terceirona e, no final do torneio, parou com o futebol.

Em 1977 ressurgiu como Ferroviário Atlético Ituano (FAI), por iniciativa de esportistas da cidade, como Sérgio Fioravante, Otávio Boni, José Cláudio Carneiro (ex-ponta direita do bicampeão Clube Atlético Ituano), Vicente Elias Schanoski, Chiquito Pezzodipane e outros, passando a ocupar o lugar da extinta equipe da Sorocabana até que no início da década de 90 - após mudanças no estatuto que possibilitou a reeleição do então presidente Domingos Francischinelli -, passou a chamar-se Ituano Futebol Clube.

Promovido para a Divisão Especial em 1987, vence o campeonato de 1989 e adquire o direito de participar do campeonato da divisão principal do futebol paulista de 1990. No primeiro campeonato, o Ituano acabou em uma honrosa 11ª colocação entre 24 participantes. Já disputa a competição como Ituano Futebol Clube. Em 1994, após ocupar a última posição no campeonato, o clube é rebaixado para a série A-II. Em 1996, com o vice-campeonato na Série A-II, o Ituano volta a Série A-I.

Em 2002, por mudanças na forma de disputa do Paulistão, disputou com outras 11 equipes paulistas o título da série A-1 e, como campeão, garantiu o direito de brigar pelo título de super campeão paulista de futebol.

Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA] Ferroviário/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote