Independente/MG [BRA]

Atualizado em 30/01/2016
Nome Oficial Independente Atlético Clube
Fundação  23/03/1938
Status Atual  Amador
Endereço  Rua Osvaldo Cruz, s/n
Bairro  Estados Unidos
Cidade  Uberaba
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Azulão
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Independente
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Raimundo Sampaio (Independência), Belo Horizonte/MG, Brasil
João Guido (Uberabão), Uberaba/MG, Brasil
Histórico 
Fundado no dia 23 de março de 1938, fruto de um desentendimento entre diretores do Uberaba SC. O primeiro presidente do Independente foi o tabelião Mário de Moraes e Castro. Nas décadas de 40 e 50, o Azulão foi a grande força do futebol amador de Uberaba. Em 1967, conquistou o título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que lhe abriu as portas para a elite do certame.

Em 1970, mesmo convidado para participar do campeonato Mineiro, não conseguiu superar a crise financeira e iniciou seu declínio.

Em 1972, por ocasião da inauguração do Uberabão, montou um time com ex-jogadores para enfrentar o Fluminense de Araguari, no novo estádio, e nunca mais voltou a jogar uma partida oficial.

Em 1973, decidiu não renovar os registros junto à Federação Mineira de Futebol.

Ao todo faturou 10 títulos citadinos (LUF): 1946/47/48/49/50/51/57/58/69 e 75; Campeão do Torneio de Emancipação do Triângulo de Futebol, em 1990; Campeão da Taça Uberaba de Futebol Amador (1994) além da segunda divisão de 1967.

Após o campeonato de 1969, o Independente viveu dois momentos marcantes: vendeu o zagueiro Normandes para o Atlético Mineiro por um bom dinheiro e teve que abandonar o futebol profissional devido a uma grande crise financeira.

Não conseguiu se reerguer novamente no profissionalismo. Em 1972, por ocasião da inauguração do Uberabão, montou um time com ex-jogadores para enfrentar o Fluminense de Araguari, no novo estádio, e nunca mais voltou a jogar uma partida oficial.

Mesmo tendo um rico patrimônio em local valorizado no bairro Estados Unidos, o Estádio Antônio Dal-Secchi, o Independente, é hoje pobre futebolisticamente. Atravessa fase ruim até mesmo no Campeonato Amador da LUF. Depois de cair para última divisão, o "Azulão" luta para voltar a estar pelo menos entre os grandes clubes da cidade.

Pesquisa (parte): Toninho Sereno

Fontes: Jornal da Manhã Online, Rsssf Brasil

Redesenho do escudo 1 e seu uniforme: Sérgio Mello

Presidentes 
Antônio Dal Secchi
1938: Mário de Moraes e Castro
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Independente/MG [BRA] Independente/MG [BRA] Independente/MG [BRA]
Uniforme  Independente/MG [BRA]
Mascote