Bandeirante de Botucatu/SP [BRA]

Atualizado em 25/10/2017
Nome Oficial Bandeirante Futebol Clube
Fundação  ??/??/1942
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro 
Cidade  Botucatu
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Bandeirante de Botucatu
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Bandeirante Futebol Clube de Botucatu foi fundado em 1942 por Grupo de esportistas do município, para representar Botucatu e disputar o Campeonato Municipal de Botucatu da 1ª divisão e o Campeonato Paulista do Interior de 1942, sem ter sede ou campo próprio.

Em 20 março de 1943, foi fundado a Liga Botucatuense de Futebol, vinculada a Federação Paulista de Futebol, sendo o Bandeirante Futebol Clube, um dos fundadores junto com a Associação Atlética Botucatuense, a Associação Atlética Ferroviária, Flor da Madrugada Futebol Clube, Pardinho Futebol Clube e Blasi Futebol Clube.

Sua primeira partida oficial pelo campeonato municipal foi contra a Associação Atlética Botucatuense, no Estádio Antônio Delmanto, perdendo o caçula para a veterana por 4 a zero. O Jornal Correio de Botucatu demostrando exagerada simpatia, publicou: "Embora derrotado, o caçula foi superior ao seu adversário em entusiamo e técnica, pois dominou a partida do começo ao fim, e por falta de arremates, deixou escapar um triunfo que seria mais que merecido, o Bandeirante for senhor absoluto da partida, dando autêntico baile na Veterana e só não venceu - que seria de justiça, foi por falta de um artilheiro, um só, e as estas horas o vencedor estaria curtindo a amarga derrota". Seu técnico era o popular Zé Guimarães, e seus pupilo: Caricati, goleiro; Avaré, Bento, Waldomiro e Fê, defesa; Pedrinho, Paulo, João, Fernando, Cearense e Manézinho no meio campo e ataque.

Em 1943, o primeiro campeonato oficial da 1a divisão promovido pela Liga Botucatuense de Futebol, realizado com a participação de 3 clubes, AA Botucatuense, AA Ferroviária e o Bandeirante FC que iniciou sua jornada de derrotas e goleadas sofridas.

Em 1946, seu presidente era o escritor Hernani Donatto, que nesta oportunidade tinha 22 anos, descreve em documento em papel timbrado, enviado a prefeitura na tentativa de também receber verba da municipalidade como os demais clubes, com um clube modesto, exclusivamente de operários e pessoas de poucas posses.

Em 1946, no Campeonato Municipal, os mesmos 3 participantes.

Em 1947, no Campeonato Municipal, os mesmos 3 participantes

Em 1948, o Bandeirante não participou do Campeonato Municipal

Em 1949, no Campeonato Municipal, o Bandeirante volta a participar, totalizando 6 clubes na 1ª divisão

Em 1950, no Campeonato Municipal, 4 clubes na 1ª divisão

Em 1951, no Campeonato Municipal, 9 clubes na 1ª divisão

Em 1952 e 1953, o Bandeirante não participou do Campeonato Municipal.

Em 1954, no Campeonato Municipal, o Bandeirante volta a participar, totalizando 8 clubes

Em 1955, no Campeonato Municipal, o Bandeirante participar pela ultima vez, totalizando 10 clubes

Em muitos jornais era publicado erroneamente Bandeirantes.

Fonte: Livro "Os Esquecidos" da Datatoro de Rodolfo Kussarev e dos pesquisadores Eduardo Cacella, Julio Diogo, Fernando Martinez, Marcio Javaroni e Antonio Mario Ielo, Almanaque Futebolístico de 1957 da FPF de Nelson Martíns de Almeida e Thomaz Mazzoni, Jornal Correio de Botucatu, Os Campeões Amadores de Botucatu de Nivaldo Ceará e Arquivo do pesquisador e historiador Zulo.

Redesenho do escudo e uniforme: Antonio Ielo

Presidentes 
1955: Paulo Paguozi
1946: Hernani Donatto
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Bandeirante de Botucatu/SP [BRA]
Mascote