Ferroviário/MG [BRA]

Atualizado em 16/01/2016
Nome Oficial Ferroviário Atlético Clube
Fundação  06/05/1934
Status Atual  Clube Social
Endereço  Praça dos Ferroviários, s/n
Bairro  Esplanada
Cidade  Divinópolis
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Ferroviário
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Benjamim de Oliveira, Divinópolis/MG, Brasil
Histórico 
O Ferroviário foi fundado em 06 de maio de 1934 por funcionários da rede mineira de viação, que possuía escritório na cidade de Divinópolis. As suas cores oficiais foram o verde e branco. Disputou durante vários anos, o campeonato amador da cidade, rivalizando principalmente com o Guarani.

Em 1962 resolveu disputar o Campeonato Mineiro da 2ª divisão, mas os custos de manutenção do futebol profissional, fizeram que a equipe tivesse um campanha fraca e resolvesse ao futebol amador.

No final da década de 70 e início dos anos 80, o clube já não possuía um grande número de sócios e vivia uma fase de extinção por depender só do futebol.

Em 1984 foi considerado de utilidade pública pela prefeitura mineira e resolveu investir em outros esportes amadores, conseguindo sobreviver por mais alguns anos.

Porém, em 2004 a instituição passou por dificuldades financeiras e devido à má administração foi fechada com muitas dívidas trabalhistas.

Em 2009, a Justiça determinou que parte do clube social deveria ser levada a leilão para saldar as dívidas com seus funcionários e fornecedores. Ficou acordado ainda que fosse montada uma comissão para que em 365 dias fizesse um levantamento e equacionasse os problemas do estádio.

Como não houve um consenso, diante do imbróglio, os membros responsáveis pelo Estádio Benjamin de Oliveira propuseram uma assembléia soberana com todas as partes envolvidas. A reunião aconteceu e, depois de apresentada todas as propostas da Associação dos Moradores de Bairro e do GEEC - o outro grupo que estava na disputa - ficou decidido por unanimidade que a Associação de Bairro é a nova responsável pelo local.

Pesquisa: Toninho Sereno, Gerson Rodrigues

Fonte: Gazeta do Oeste

Redesenho do escudo e seu uniforme: Sérgio Mello

Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Ferroviário/MG [BRA]
Uniforme  Ferroviário/MG [BRA]
Mascote