Bauru/SP [BRA]

Atualizado em 08/09/2013
Nome Oficial Bauru Atlético Clube
Fundação  01/05/1919
Status Atual  Amador
Endereço  Rua Rio Branco 7-19, 5o andar - Conjunto 505
Bairro  Centro
Cidade  Bauru
Estado  São Paulo
CEP  17014-020
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (14) 3222-5082
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Lusitana
Equipe Ranqueada  Bauru
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Antônio Fragoas, Bauru/SP, Brasil
Histórico 
Foi Campeão do Interior de 1946 com 13 participações em competições oficiais, foi fundado como Luzitana FC e alterado para Bauru AC em 1946 em homenagem ao cinquentenário da cidade. Foi o primeiro clube em que Pelé jogou (como amador). Segue um pouco mais sobre a fundação do clube:

Aos vinte e seis dias do mês de abril de hum mil novecentos e dezenove, nesta cidade de Bauru, estado de São Paulo, um grupo de rapazes que praticavam o futebol, organizou um quadro e foi disputar uma amistosa partida de futebol na vizinha cidade de Pederneiras. O esforço e o entusiasmo desse grupo, fizeram com que a partida de futebol nalizasse com a brilhante vitória dos bauruenses pela contagem de três a um no placar.

Deixando Pederneiras satisfeitos da sua primeira excursão ainda mais contentes por ter conseguido a vitória, combinou-se em viagem, fundar-se em Bauru um Clube, visto não pertencer a Clube algum referido grupo. No próprio vagão, onde embarcados vinham os nossos representantes, surgiu a idéia de se procurar em Bauru o Sr. Pedro Bertolini, então esforçado esportista para cientifica-lo da nova sugestão convida-lo á tomar parte na organização do novo Clube.

Feito o convite e imediatamente aceito, pelo Sr. Pedro Bertolini, este prepôs, que se convidasse também o Sr. Antonio Garcia, Gerente da Casa Luzitana para tomar parte da reunião em que devia surgir o Clube.

A proposta do Sr. Pedro Bertolini foi unanimente aceita tendo-se delegado poderes ao proponente para que em nome do pequeno grupo fosse convidado o Sr. Antonio Garcia. Tal convite teve a melhor aceitação por parte do Sr. Antonio Garcia que marcou a segunda reunião para as sete horas da noite do dia primeiro de Maio, na residência do Sr. Pedro Bertolini. Nessa reunião, propôs-se fosse aclamado o nome do Sr. Antonio Garcia para presidir os trabalhos da reunião, encaminhar a votação e apurar os votos dados aos presentes que deviam figurar na primeira Diretoria do Clube.

O Sr. Antonio Garcia anunciando o resultado da eleição (ele próprio eleito presidente) que elegeu a primeira diretoria do Clube foi alvo de estrondosa salva de palmas, tendo-se alvitrado fosse dado o nome do Clube Luzitana Futebol Clube como homenagem a Antonio Garcia pelo serviço que prestou ao grupo de rapazes, Esse alvitramento foi unanimamente aceito.

Fontes: Roberto Saraiva, http://arnaldofiretti.blogspot.com/ e http://bauruac.com.br/

Presidentes 
1919: Antonio Garcia
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Bauru/SP [BRA]
Uniforme 
Mascote