Asas/MG [BRA]

Atualizado em 10/11/2012
Nome Oficial Associação Atlética Asas
Fundação  03/01/1950
Status Atual  Amador
Endereço 
Bairro 
Cidade  Lagoa Santa
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Camisa com listras verticais vermelha e azul, calção azul, meias azuis
Equipe Ranqueada  Asas
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Asas nasceu da paixão do coronel Dirceu pelo futebol. Ele era vice-presidente e conselheiro benemérito do Botafogo do Rio de Janeiro, e quando veio para Lagoa Santa como interventor da fábrica de aviões, conseguiu aliar o trabalho com o prazer que era o futebol. No local já existia um campo de futebol e, em pouco tempo, o coronel criou a Associação Atlética Asas e dela participava todos os funcionários, tanto civis, como militares, que automaticamente ficavam sócios da entidade.

Necessariamente não precisava ser funcionário, qualquer pessoa poderia se associar, o que fortaleceu mais ainda o Asas como time de futebol.

Para montar o time, o coronel Dirceu dava preferência ao emprego a quem jogasse futebol e, desta forma, ele ia trazendo bons jogadores de fora para trabalhar no Pama e, com isso, ele conseguiu montar um excelente time que fez um grande sucesso na época.

Formado o time, o primeiro jogo foi contra o Lagoa Santa Esporte Clube, partida em que o Asas ganhou por 4x1.

A partir daí o time, que ainda era amador, passou um ano ganhando todas as partidas que disputava, inclusive contra bons times de várzea de Belo Horizonte e também contra o América e o misto do Atlético. A primeira derrota foi em Itabirito, contra o time União de Itabirito, motivado pela grande pressão que a torcida exercia contra o time visitante.

Em 1951, o Asas disputou o Torneio dos Campeões, um torneio amador dos campeões municipais e ganhou este torneio invicto, jogando todas as partidas fora de casa.

Com esta performance, o time profissional Sete de Setembro, de Belo Horizonte, ficou de olho nos jogadores do Asas e fechou uma parceria com o coronel Dirceu para que os jogadores fossem emprestados ao time. Com este reforço, o Sete de Setembro saiu das últimas colocações no Campeonato Mineiro para disputar o terceiro lugar.

Em 1952 o Asas se profissionalizou e disputou o Torneio Início do Campeonato Mineiro e com a grande forma em que o time se encontrava, não deu outra, o time foi campeão.

De 1952 a 1959 o Asas disputou o Campeonato Mineiro (divisão especial), apesar de não ganhar o titilo, sempre ficou nas melhores colocações. Neste mesmo período foi bicampeão mineiro de Aspirantes, em 1954 e 1956.

Até 1958, o coronel Dirceu ficou à frente do Asas, e neste período o time experimentou os melhores momentos da sua vida, disputando e vencendo grandes partidas no futebol mineiro e chegou até a jogar com a seleção brasileira da copa de 1954 e estava entre os melhores times de Minas.

Com a saída do coronel Dirceu e a chegada do coronel Bezerra de Menezes, que não gostava de futebol, começou a decadência do Asas, que ficou até sem o campo de futebol para treinar.

A partir daí, sem o apoio necessário, o time foi se desfazendo e para disputar o campeonato mineiro de 1959, os jogadores tiveram que ir para o Independente de Vespasiano e ficaram nas últimas colocações no campeonato.

Em 1960, o time desfiliou-se da Federação Mineira de Futebol, deixando de ser profissional, da as condições precárias em que o clube se encontrava.

Em 1967, por motivos internos da Aeronáutica, o time acabou-se completamente e alguns mesmos jogadores fundaram um novo time, o Vila Rica, que jogava somente amistosos e acabou também quatro anos depois.

Em 1999, em conversas com os antigos atletas e torcedores do Asas, surgiu a idéia de reativar o time, quando foi feita uma assembléia com o aval da Federação Mineira de Futebol e colocaram Dartagnan Fernandes dos Santos como presidente, em 17 de junho de 1999. Registraram e reconheceram a Associação Atlética Asas, como o original de 1950. Desde esta época estão disputando os campeonatos municipais de categoria de base e amador de Lagoa Santa.

Em 2003 o clube disputou o campeonato mineiro de Júnior e em 33 times participantes, o Asas ficou em 13º lugar, mesmo sem campo para treinar.

Em 2005 e 2006 disputaram o campeonato mineiro de futebol feminino, oficial da FMF e em 2006, disputaram o campeonato mineiro de júnior.

Hoje, a grande dificuldade do time do Asas é conseguir um local próprio para ter a sede e campo de futebol para treinar. O projeto do time é conseguir este terreno em Lagoa Santa para que possa ser doado ao clube.

A Associação fechou uma parceria com o Esporte Clube Universo, da Quinta do Sumidouro, para fazer um trabalho com o departamento feminino, visando o campeonato mineiro de futebol feminino e o campeonato brasileiro, previsto para 2008.

TÍTULOS

O clube possui o título doTorneio Início do Campeonato Mineiro de1952 (invicto) e Campeão da Copa Metropolitana de 1951.

PRIMEIRA DIVISÃO MINEIRA

A A.A. Asas já esteve na elite do Campeonato Mineiro sete vezes: 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1957 e 1958.

Presidentes 
2008: Dartagnan Fernandes dos Santos
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Asas/MG [BRA]
Uniforme 
Mascote