Tiradentes AC/RJ [BRA]

Atualizado em 16/01/2019
Nome Oficial Tiradentes Atlético Clube
Fundação  ??/02/1973
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro  Neves
Cidade  São Gonçalo
Estado  Rio de Janeiro
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Os riscadinhos de Neves
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Tiradentes
Equipe Ranqueada  Tiradentes AC
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
A história desta equipe merece atenção, sobretudo, aos detalhes. O então comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (criado pela Lei nº 4.141, de 02 de dezembro de 1959), conhecido como Batalhão Tiradentes, no Bairro de Neves, em São Gonçalo, Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo teve a ideia de criar um time de futebol no início dos anos 70.

Talvez motivado pelo Tricampeão Mundial de 70, reuniu os seus melhores policiais, convocou Nelson Lamparina para ser o treinador. E assim os treinos começaram. A princípio, o time era chamado de Batalhão Tiradentes, pois era assim que todos conheciam. O time enfrentou clubes como Espanhol, Flamengo, XV de Novembro (Araruama), Santa Luzia (Saquarema), e conquistando bons resultados.

Então, o Presidente do time, o Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo resolveu dar um passo além: inscrever o time no Campeonato Niteroiense de Futebol de 1973.

A razão do porquê de estar localizado em São Gonçalo, mas optar em jogar em Niterói não há, em nenhuma reportagem, que esclareça a razão. Possivelmente, por considerar que na cidade vizinha possuíam os melhores times e o campeonato ser mais atrativo.

Segundo as pesquisas em jornais da época, feitas por Auriel de Almeida, as reportagens consideravam Neves um bairro niteroiense. Já algumas pessoas que viveram aquele tempo, acreditam que Neves pertencia à Niterói, podendo ser um inter-bairro, e a "Polícia Militar do 5º Batalhão" fosse subordinada à Niterói e não ao de São Gonçalo.

Mas para ser aceito no Departamento Niteroiense de Futebol (DNF), o time do Tenente-coronel Armando Mário de Azevedo precisava atender algumas exigências. A primeira era transformar o time do 4º Batalhão da Polícia Militar em clube.

Assim, foi constituído o Estatuto, em Fevereiro de 1973, se legalizou juridicamente como Grêmio Recreativo Social Desportivo Tiradentes. Outro aspecto para dar legitimidade ao novo clube era constituir uma sede em Niterói, a fim de atender a todas as exigências do DNF.

O fato é que a sede foi montada, mas em nenhuma reportagem foi mencionada aonde ficava. Apenas especulando e, ao mesmo tempo seguindo uma lógica, o Bairro de Neves é divisa de São Gonçalo com Niterói. Sendo assim a tendência que a sede ficava alguns metros do Batalhão, do lado niteroiense.

Em 1973 o clube foi vice-campeão e em 1974 foi campeão niteroiense.

A equipe mudou de nome em 1975 para Tiradentes Atlético Clube.

Geografia à parte, o Tiradentes teve seu momento marcante em 1975. A equipe Alvinegra disputou o Campeonato Fluminense e por muito pouco não chegou à decisão, terminando na 3ª colocação com 13 pontos, um pontinho atrás do Americano (vice-campeão) e Sapucaia (campeão), ambos de Campos dos Goytacazes.

A fase final da competição contou com a presença de seis times: Fluminense Atlético Clube, de Nova Friburgo, Tiradentes Atlético Clube, de Niterói, representando a "Zona Centro"; Americano de Campos, Esporte Clube Sapucaia como os classificados da "Zona Campista"; e Associação Atlética Barbará, de Barra Mansa, Clube Regatas Flamengo, de Volta Redonda como os representantes da "Zona Sul-Fluminense".

Apesar de ter enfrentado equipes acostumadas à competição, Os Riscadinhos de Neves, não fizeram feio e honrando as tradições do futebol niteroiense por pouco não lutou pelo Caneco.

Pesquisa e Texto: Auriel de Almeida, Sérgio Mello

Fonte: Jornal O Fluminense

Redesenho do Uniforme 1: Antonio Ielo

Redesenho do escudo 1 e seu uniforme: Sérgio Mello

Presidentes 
1971-1973: Armando Mário de Azevedo
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Tiradentes AC/RJ [BRA] Tiradentes AC/RJ [BRA]
Mascote