Itapuí/RS [BRA]

Atualizado em 05/09/2016
Nome Oficial Sport Club Itapuí
Fundação  23/07/1926
Status Atual  Desconhecido
Endereço 
Bairro 
Cidade  Guaíba
Estado  Rio Grande do Sul
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Camisa vermelha e calção preto
Equipe Ranqueada  Itapuí
Grafia Orig.  Itapuhy
Grafia Orig. Oficial  Sport Club Itapuhy
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Chácara das Camélias, Porto Alegre/RS, Brasil
Montanha (Colina Melancólica), Porto Alegre/RS, Brasil
Histórico 
"Na Pedras Brancas (Itapuí em Guarani) de ruas de terra pisoteadas sobretudo por brutas patas de cavalos e rebanhos de gado e riscadas somente pelas rodas de carroças e bicicletas. Na Pedras Brancas vila, galgando postos para se tornar cidade. Na Pedras Brancas que se ressentia de uma equipe de futebol, que não encontrava mais guarida futebolística no saudoso Marechal Floriano. Nessa morada, nesse contexto, para preencher esse hiato, essa lacuna esportiva e acalentar a vontade do povoado nascia, em 23 de julho de 1926, o Sport Club Itapuí (na época escrito Itapuhy).

O local escolhido para a primeira reunião foi o salão de honra do Clube dos Mandins. A sede da entidade ficava onde hoje funciona uma das principais lojas de roupa da cidade, na esquina da rua São José com a Cônego Scherer. Tradicional casa de eventos importantes de Pedras Brancas, era de fácil acesso e ótima localização.

Entre os presentes naquela primeira sessão estavam alguns dos jogadores que anos antes defenderam a camisa alvi-rubra do Marechal. Deles partiu a idéia de criar um novo clube, para suprir a paixão carente que alimentavam desde a extinção do time em 1925. Os idealizadores foram: Telmo Silva, acompanhado de seu filho ainda adolescente Carlos Silva, Arthuro Laviaguerre, Artur Oscar Riegel, Enio Paiva, João Maria Gonzalez, João Ribeiro Thanis (o Donga), Calil Elias, Máximo Laviaguerre, Policarpo Machado, Senandes Silva, Silvino Gomes, Joaquim "Sapateiro" e Walter Franz.

No encontro, depois de Telmo Silva esboçar a proposta de fundação da agremiação, foi eleita a primeira diretoria da história do Rubro-Negro:

Presidente: Telmo Silva

Vice-presidente: Calil Elias

1º Secretário: Walter Franz

2º Secretário: Florisbello Santos

1º Tesoureiro: João Baptista Fróes Salgado

2º Tesoureiro: Enio Paiva

Aclamados os gestores e definidas suas funções para o primeiro ano de atividade do novo clube, outras deliberações eram necessárias. Como, por exemplo, um nome. Era preciso algo forte, mas identificado com a terra que defenderia. Sonoro, porém austero. Como a língua tupi-guarani exercera forte influência na região em séculos pregressos, foi decidido adotar-se o dialeto para homenagear a vila. Por sugestão do presidente Telmo Silva e aprovação de todos os presentes, a alcunha escolhida foi Itapuhy que, segundo o proponente, significava "Pedra Branca", na língua indígena. O nome completo: Sport Club Itapuhy. A fusão do metálico inglês, dos inventores do futebol, com a sóbria sonoridade dos Guaranis.

As cores que tingiriam os uniformes, bandeiras e distintivos do Clube seriam o vermelho-encarnado e o preto, atendendo a proposta de Arthuro Laviaguerre. Mantinha-se o rubro do Marechal Floriano, usando o negro em lugar do branco.

Para valorizar os atletas residentes em Pedras Brancas ficou acertado que os dois quadros do futebol do Itapuí seriam formados apenas por jogadores locais."

Fonte do texto e escudo: Sérgio Mello

Presidentes 
1926: Telmo Silva
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote