São José(C)/RJ [BRA]

Atualizado em 11/11/2012
Nome Oficial Esporte Clube São José
Fundação  28/01/1938
Status Atual  Amador
Endereço 
Bairro  Goytacazes
Cidade  Campos dos Goytacazes
Estado  Rio de Janeiro
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Colosso ou Milionários
Mascote 
Uniforme  Vermelho, branco e azul
Equipe Ranqueada  São José(C)
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Esporte Clube São José foi Fundado na sexta-feira, do dia 28 de Janeiro de 1938, na localidade de Goitacazes e, após uma passagem pela Divisão de Amadores da Liga Campista de Desportos até 1944, no ano seguinte passaria para a de profissionais aonde viria se tornar campeão campista em 1952, no primeiro certame dessa categoria promovido em Campos.

Moradores mais antigos do lugar até hoje recordam, com saudade, jogadores como Valtinho, Soares, Basílio, Cambaíba, Orlando, Custódio, Altivino, Eraldo, Amaro, Hugo Ilmo, Heraldo, campeões profissionais daquele ano, assim como outros jogadores saídos de suas fileiras para jogarem mais tarde em outros clubes da cidade.

Foram fundadores do São José os Srs. Álvaro Barcelos Coutinho, Adahyl Bastos Tavares, Cleveland Cardoso, Antônio Ribeiro do Rosário, José Antônio de Carvalho, Aluísio Maciel, Zurlinden Cardoso, Manoel Martins Manhães Júnior, Antônio Pereira Nunes, Sérgio Viana Barroso e Júlio e Raul Souto Mayor, que, em muito, foram ajudados pelo Sr. Gonçalo Vasconcelos, um dos sócios da Usina São José na época.

A área para o estádio, que chegou a ser chamado de Estádio da Vitória, foi cedida pela direção da usina, onde mais tarde o clube ergueu também a sua sede social. O São José chegou a desenvolver o basquete e o vôlei, mas foi mesmo o futebol que o consagrou perante a torcida campista. Tom-Mix e Bóia bem antes e mais recentemente Chico, Odílio, Aires, Aílton, Índio, Santana e César, foram alguns de seus maiores jogadores.

Sobre o São José, ainda, vale a pena transcrever matéria publicada em março de 1970, pelo tablóide Madrigal, de Goytacazes, que obedecia a direção de Olívia Gonçalves e era secretariado por Sílvia Linhares Gomes. A tal matéria, de página inteira, dizia o seguinte:

"O Esporte Clube São José, para os que não sabem, teve uma passagem fulgurante pelo futebol campista em sua Divisão principal e é detentor de um título invejável, incapaz de ser igualado por outra agremiação em Campos: primeiro campeão de profissionais. Isto ocorreu no ano de 1952, ou seja, 40 anos após a fundação do Internacional FC (e também do Goytacaz, Campos e Rio Branco), o primeiro clube a ser criado no município, constituído em sua maioria de elementos locais, incentivados por uns ingleses que àquela época vieram para a fábrica de tecidos da Lapa. Exatamente 40 anos depois de sua implantação, o futebol campista deixava de ser amador (amadorismo marrom) para tornar-se profissional.

Texto: Sergio Mello

Fonte do uniforme: Antonio Ielo

Presidentes 
1952: Norberto Siqueira Barreto
1947: Itamar Almirante Dias
1946: Saturnino Monteiro Filho
1938: Álvaro Barcelos Coutinho
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  São José(C)/RJ [BRA]
Uniforme  São José(C)/RJ [BRA]
Mascote