Dom Pedro II/DF [BRA]

Atualizado em 19/01/2017
Nome Oficial Esporte Clube Dom Pedro II
Fundação  16/04/1994
Status Atual  Fundiu
Endereço  QI 18 Bloco E Aptº 303
Bairro  Guará
Cidade  Brasília
Estado  Distrito Federal
CEP  71015-056
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (61)9217-3851 / 568-4019
Apelido  Time dos bombeiros
Mascote 
Uniforme 
Nome Posterior  Dom Pedro Bandeirante
Equipe Ranqueada  Dom Pedro II
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Elmo Serejo Farias (Serejão, Boca do Jacaré), Brasília/DF, Brasil
Mané Garrincha (Nacional), Brasília/DF, Brasil
Adonir Guimarães, Brasília/DF, Brasil
Histórico 
Outra data de fundação: 22/02/1996

Quando o imperador Dom Pedro II criou o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, no longínquo ano de 1853, jamais pensava que um dia viesse a emprestar o nome para um time de futebol, esporte que iria surgir anos mais tarde na Inglaterra. Com o passar do tempo veio a República, mais tarde a Capital Federal transferiu-se do Rio de Janeiro para o Planalto Central e surgiu o Esporte Clube Dom Pedro II, ou simplesmente D. Pedro, equipe alvirrubra surgida há seis anos no Corpo de Bombeiros de Brasília, em homenagem ao patrono da corporação. Na última quarta-feira, os bombeiros estiveram em Caruaru e esfriaram o fogo do Central, ao arrancar um empate de 0x0, matando um pouco da curiosidade do torcedor e mostrando que têm futebol para incendiar a Copa João Havelange.

Os próprios dirigentes do clube, todos oficiais do Corpo de Bombeiros, estão acostumados com a curiosidade que o D. Pedro desperta por onde passa. Criado há apenas seis anos, o clube teve um rápido crescimento, como se fosse um incêndio fora de controle. A princípio, o time disputava apenas os campeonatos amadores, onde chegou ao bicampeonato, em 94 e 95. O detalhe é que na época o time era formado apenas por bombeiros, desde os jogadores, até a comissão técnica e diretoria, que não recebiam como remuneração apenas o soldo, comum aos militares. Da fase amadora, o principal rival era o Tiradentes/DF, time mantido por oficiais da PM, com quem disputava o ?Clássico Militar?.

A profissionalização veio em 96. Nos dois primeiros anos a equipe não passou da oitava colocação no Campeonato Brasiliense, o que levou a diretoria a aceitar a mesclagem com jogadores profissionais. A partir daí os resultados melhoraram. Em 98 o time terminou o campeonato na quinta posição, sendo vice-campeão no ano passado. Neste ano, o Dom Pedro foi eliminado na fase semifinal pelo Gama/DF, atual campeão do Distrito Federal, após dois empates.

Em competições nacionais, a equipe vem buscando um lugar ao sol. No Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão do ano passado, mesmo sendo eliminado na primeira fase da competição, o time vendeu caro a derrota de 1x0 para o Fluminense/RJ, no templo sagrado do futebol brasileiro, o Maracanã. Este ano a equipe disputou a Copa Centro-Oeste, sendo eliminada na primeira fase. Na Copa João Havelange, não fosse um recurso do Comercial/MS, o time teria terminado a etapa inicial como campeão do grupo.

Redesenho dos escudos: Virgínio Saldanha

Presidentes 
2005: Clever Rafael Santos
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Dom Pedro II/DF [BRA] Dom Pedro II/DF [BRA] Dom Pedro II/DF [BRA]
Uniforme 
Mascote