Formiga/MG [BRA]

Atualizado em 25/01/2016
Nome Oficial Formiga Esporte Clube
Fundação  17/03/1929
Status Atual  Licenciado
Endereço  Rua dos Viajantes, 76
Bairro  Centro
Cidade  Formiga
Estado  Minas Gerais
CEP  35570-000
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (37)3321-1680
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Formiga
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial  http://formigaesporteclube.com.br/
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Antônio Carlos, Belo Horizonte/MG, Brasil
Juca Pedro, Formiga/MG, Brasil
José Flávio de Carvalho (Zé Flávio), Itaúna/MG, Brasil
Waldemar Teixeira de Faria (Farião), Divinópolis/MG, Brasil
Histórico 
Outra data de fundação: 07/05/1929

O Formiga Esporte Clube é uma agremiação do Município de Formiga e foi fundado no dia 17 de Março de 1929, possui a sua sede na Avenida Paulo Lins, s/n, no Centro da cidade. O seu Estádio Pedro Juca, tem capacidade para 2.500 pessoas.

O Formiga foi um dos poucos times do interior do estado a enfrentar equipes de categoria como: Atlético Mineiro, Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama, que contavam com os maiores craques da época.

No ano de 1950, o FEC conquistou um de seus maiores títulos: Campeão dos Campeões do Interior. No ano 1964, o presidente Lubélio Laudares de Oliveira começou a pensar em tornar o FEC um time profissional e disputar campeonatos a nível regional.

Em 1965, apesar das dificuldades, o Formiga conseguiu chegar a final do Campeonato Mineiro da 2ª Divisão. O FEC jogou a final do torneio contra Companhia Ferro Brasileiro, venceu e subiu para a Elite do Futebol de Minas.

Em 1966, começou a disputar o Campeonato Mineiro da 1ª Divisão. O FEC, fez uma péssima campanha terminando a competição em 10º lugar entre 12 clubes. Em 22 jogos, foram 2 vitórias, 8 empates e 12 derrotas.

No ano de 1967, o FEC fez uma excelente campanha, sendo considerado um dos times mais fortes de Minas. Neste a no o Formiga se tornou Campeão do Interior, ficando na 4ª colocação no Campeonato Mineiro. Ficando atrás de apenas Cruzeiro, Atlético e América.

O Formiga fez uma excelente campanha, tendo um aproveitamento de 45,45%. Com Seis Vitórias, Oito Empates e Oito Derrotas. O Ataque o FEC também fez bonito, fazendo 28 gols.

O FEC também conseguiu grandes feitos: o primeiro foi empatar com o Atlético Mineiro em pleno Mineirão, e o segundo foi empatar com o América no Juca Pedro.

Em 1969, embalado pelo sucesso de 1968, o FEC deu continuidade no trabalho e fez um campeonato honroso, o Torneio em 69. Na reunião do Conselho Divisional em 07 de janeiro decidiu mudar as regras do Campeonato Mineiro da Divisão Extra.

A tabela dirigida foi abolida e o certame passou a ser disputado nos moldes antigos. Também foi definido a inclusão de mais quatro equipes no Campeonato - Democrata (Governador Valadares), Sete de Setembro e Tupi de Juiz de Fora a título precário - aumentando o número de participantes de 12 para 16 equipes.

O FEC fez um bom primeiro turno, terminando em sexto. Mas o segundo turno foi um desastre, terminando na 15ª colocação. Na soma total o FEC terminou em 11° Lugar e nunca mais disputou o a Campeonato Mineiro da 1ª Divisão. Neste ano o Formiga, Democrata/SL, Democrata/GV, Vila do Carmo, Sete de Setembro e USIPA; foram rebaixados. E o campeonato voltou aos moldes antigos, com apenas 12 equipes

O Lendário e Tradicional Formigão 68, ficou conhecido pela campanha que fez neste ano; apesar de não ser campeão do interior, pois o Uberlândia acabou na frente do FEC, que acabou em 4° Lugar, atrás de Cruzeiro, Atlético e o próprio Uberlândia.

Nesta equipe tinham grandes jogadores como Lentine, Cristóvão, Adinan, Sudaco, Canhoto, Coutinho, Zé Horta, Hali, Darci Crespo, entre outros. O FEC terminou a 1ª Fase como vice-líder invicto, Ganhado do América e empatando com Atlético e Cruzeiro (no marcante 2 a 2, Cristóvão e Sudaco marcaram pelo FEC e Tostão descontou para o Cruzeiro).

TÍTULOS

Campeão dos Campeões do Interior: 1950.

Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1965.

Campeão do Interior da Primeira Divisão 1967.

Campeão da Cidade em 1994/95 e 2003

Pesquisa: Toninho Sereno

Redesenho dos escudos 5 e 6: Sérgio Mello

Fontes:Site do Clube, Página no Facebook do Clube, GloboEsporte.Com

Presidentes 
2006: Flávio Luis da Cunha
1964: Lubélio Laudares de Oliveira
192x: José Corrêa de Melo
192x: Otacílio Antunes Teixeira
Hino 
Meu Formiga Esporte Clube
Entre em campo e faz vibrar os corações
e a massa explode e grita
salve salve o invencível campeão
Com garra. emoção e muitas glórias
meu time é só paixão, é só vitórias
Meu Formiga Esporte Clube
toca a bola, dá um show e faz tremer
e a galera explode e grita
nosso lema é lutar, vencer, vencer
Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão
Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão
Clique aqui para escutar o hino
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Formiga/MG [BRA] Formiga/MG [BRA] Formiga/MG [BRA] Formiga/MG [BRA] Formiga/MG [BRA]
Uniforme  Formiga/MG [BRA] Formiga/MG [BRA]
Mascote