Rivalo Apostas Esportivas

Ferroviária(AFE)/SP [BRA]

Atualizado em 18/09/2017
Nome Oficial Associação Ferroviária de Esportes
Fundação  12/04/1950
Status Atual  Mudou de nome
Endereço  Alameda Rogério Pinto Ferraz, 331
Bairro 
Cidade  Araraquara
Estado  São Paulo
CEP  14802-428
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (16) 3357-6935/3357-6934
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Posterior  Ferroviária
Equipe Ranqueada  Ferroviária
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial  http://www.ferroviariasa.com.br
Outros Sites  http://www.ferroviaria.kit.net/
Outros Sites 
Estádios  Adhemar Pereira de Barros (Arena da Fonte ou Fonte Luminosa), Araraquara/SP, Brasil
Histórico  A Associação Ferroviária de Esportes (AFE) foi fundada em 12 de abril de 1950, por um grupo de engenheiros e servidores da Estrada de Ferro Araraquara. A reunião oficial para a fundação do clube, articulada por Antonio Tavares Pereira Lima, aconteceu no salão de festas do Clube 22 de Agosto, em Araraquara. A intenção de Pereira Lima era fundar um clube esportivo de empregados da antiga Estrada de Ferro Araraquara, sendo ele chamado de Associação Ferroviária de Esportes, representado nas cores azul e branco, em homenagem à seleção carioca de futebol e com distintivo semelhante ao da EFA, porém com as letras invertidas.

As cores do novo time, no entanto, não foram aprovadas pelos cerca de 50 participantes da reunião. Por isso, venceu a combinação grená e branco, idêntica à do Clube Atlético Juventus, o já conhecido "Moleque Travesso", da rua Javari. Houve debates a respeito do que melhor poderia representar o clube, e venceu, por sugestão de Silvio Barini, a cor grená, pois era semelhante àquela que distinguia as locomotivas da EFA.

Na mesma reunião que decidiu a cor da camisa, foi aclamada também a Diretoria provisória da Ferroviária, assim constituída: Presidente, Antonio Tavares Pereira Lima; Vice - Hermínio Amorim Júnior; Primeiro Secretário - Jacob Martins; Segundo Secretário - Ciro Campos; Primeiro Tesoureiro - Augusto Campos; e Segundo Tesoureiro - Lázaro Ferreira de Almeida Júnior.

Ferroviária Futebol S/A - Origem

A idéia da criação de uma empresa para a exploração das atividades de futebol da AFE nasceu no gabinete do Prefeito Municipal de Araraquara, Edinho Silva e foi pauta de várias reuniões entre o Sr. Prefeito e diversos simpatizantes e torcedores de futebol da Gloriosa AFE, que queriam ver o clube brilhar ainda mais. Em 11 de novembro de 2003 realizou-se a Assembléia Geral de Constituição que declarou formalmente constituída a Ferroviária Futebol S/A, elegendo o Conselho de Administração da Empresa, que a seguir elegeu a primeira diretoria, com mandato até Abril de 2004. O contrato foi registrado na Junta Comercial do Estado em 03/12/2003.

O primeiro corpo administrativo da Ferroviária S/A ficou assim definido: Valdir Massucato (Diretor Presidente), Waldemar Paschoalino Júnior (Diretor Vice-presidente), Bruno José Ópice de Mattos (Diretor Administrativo/Financeiro) e Osmar Alberto Volpe (Diretor de Futebol).

No início da constituição da S/A, algumas parcerias foram fundamentais para o sucesso do clube-empresa. É importante destacar ações conjuntas entre S/A e empresas como Lupo, Unimed, Patrezão, Empresa Cruz, Usina Maringá, Uniara, Viação Paraty, entre outras que de forma direta ou indireta participaram do ressurgimento da querida Ferroviária de Araraquara.
Presidentes  1950: Antonio Tavares Pereira Lima
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote