Itaú/MG [BRA]

Atualizado em 08/05/2018
Nome Oficial Itaú Esporte Clube
Fundação  ??/??/1956
Status Atual  Desconhecido
Endereço  Rua Artur Vieira, 129
Bairro  Centro
Cidade  Itaú de Minas
Cidade (anterior)  Pratápolis
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Itaú
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Jorge Dias de Oliva, Itaú de Minas/MG, Brasil
Histórico 
O Itaú Esporte Clube, fundado em 1956, foi criado com o objetivo de propiciar maiores oportunidades de diversão para os itauenses, com grandes e inesquecíveis bailes de debutantes, carnavais, além das piscinas, quadras e brinquedos que entusiasmavam as crianças e jovens.

Na inauguração de seu Estádio Engenheiro Jorge Oliva, numa segunda-feira, no dia 15 de agosto de 1960, aconteceu o jogo que ficou na história de Itaú de Minas: tão esperada visita do Rei Pelé.

Tudo começou no dia 15 de agosto de 1960, às 12h30, quando um avião da Real CIA. Aérea descia no aeroporto de Itaú trazendo a delegação do melhor time da época no Brasil, o Santos Futebol Clube, onde estavam presentes centenas de populares e autoridades, como o presidente do Itaú Esporte Clube, Sr. Silvio Taliberti , João Ilson Alcântara, Hugo Batista, João de Deus, Francisco Correa (Chiquinho Guerra), quando o presidente do Santos recebeu das mãos de Silvio Taliberti um cartão de prata marcando o acontecimento.

Participaram do jogo nada mais nada menos que Mauro, Zito, Pepe, Pelé e vários outros jogadores da seleção Brasileira, o time do Itaú Esporte Clube também era na época um dos melhores times do interior de Minas Gerais. O jogo foi emocionante com o Itaú oferecendo resistência, inclusive fazendo o primeiro gol da partida. Este dia festivo contava com a presença da diretoria da Cia. de Cimento Portland Itaú, onde estavam presentes Dr. José Balbino, Dr. José Mario Tavares de Oliva, Milton de Souza Meireles e muitos outros.

Obviamente o estádio ficou lotado com cerca de 5 mil pessoas, para ver a vitória, de virada, do Santos Futebol Clube por 2 a 1, com direito a gol de Pelé. O goleiro do Itaú, Aldo, disse que para ele foi uma honra tomar um gol de Pelé. Este jogo ficou na história de Itaú porque na época o Santos nunca havia jogado em uma cidade do interior.

Campeão da Segundona Mineira de 1961

O principal título aconteceu em 1961, quando o Itaú Esporte Clube foi o campeão do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Mesmo com o Alvianil itauense levantando a taça da Segundona, nunca chegou a disputar a elite do futebol mineiro, uma vez que perdeu a vaga em uma disputa obrigatória neste ano com o Bela Vista Futebol Clube, de Sete Lagoas (1930), ultimo colocado da 1ª Divisão de Minas.

Texto: Sérgio Mello

Em tempo: Até 1987, Itaú de Minas era distrito de Pratápolis.

Presidentes 
1960: Silvio Taliberti
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote