Atlético/PB [BRA]

Atualizado em 11/01/2017
Nome Oficial Atlético Cajazeirense de Desportos
Fundação  21/07/1948
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua Barão do Rio Branco, s/n
Bairro  Centro
Cidade  Cajazeiras
Estado  Paraíba
CEP  58900-000
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Trovão Azul
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Atlético
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ  08.841.389/0001-00
Site Oficial 
Outros Sites  www.atleticocajazeirense.hpg.com.br
Outros Sites 
Estádios 
Perpétuo Correia Lima (Perpetão), Cajazeiras/PB, Brasil
Antônio Mariz (Marizão), Sousa/PB, Brasil
Higino Pires Ferreira (Perpetão), Cajazeiras/PB, Brasil
Histórico 
No dia 3 de julho de 1948, se reuniram no Bar da Onça em Cajazeiras sob o comando do senhor Higino Pires Ferreira, um grupo de desportistas com o objetivo de definirem a criação um clube de futebol para a cidade. Na pauta, a proposta de fusão entre a equipe do Botafogo F.C do senhor Emi Maciel e o clube Oratório Festivo Salesiano, um dos principais clubes sociais da região na época. Após alguns entendimentos, definiram para a data de 21 de julho daquele mesmo ano a fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos.

Em 1984, o então governador da Paraíba Wilson Braga, alugou à Cajazeiras o Nacional Atlético Clube de Cabedelo com o objetivo de recolocar a cidade no cenário futebolístico do Estado. Nesta época vários jogadores do Atlético conseguiram ingressar no elenco do Nacional. Em 1990 com o fim do contrato, os diretores do alvi-celeste decidiram profissionalizar a equipe para a disputa da Copa Integração.

Em 1991, o Atlético sagrou-se vice-campeão da Copa, garantindo vaga no Campeonato Paraibano de profissionais a partir de 1992.

Ao longo de sua trajetória no campeonato Paraibano, o clube detém o título de 2002 e os vice-campeonatos de 1994/01 e 2003.

A equipe que é o orgulho dos desportistas cajazeirenses, nasceu de uma fusão entre os times da Rua da Cadeia, o tabajara, dirigido por Emi Maciel e os jovens que integravam o Oratório Festivo do Salesiano, sob a direção do Pe. Antonio Lourenço. Sua Fundação deveu-se ao empresário Dr. Higino Pires Ferreira, no dia 21 de julho de 1948. A agremiação atleticana teve como primeiros dirigentes, os seguintes desportistas: Preidente: Dr.Higino Pires Ferreira (Dr. Gineto) vice: Dr. Eraldo Alves da Costa; Secretário: Abdon Cipriano: Tesoureiro: José Gonçalves Moreira.

A história da equipe do Atlético Cajazeirense de Desportos começou a ser escrita no dia 21 de julho de 1948, entretanto, no futebol profissional, ela se inicia em meados de 1948, quando um gupo de desportistas resolveu em nome do esporte cajazeirense tornar realidade, um sonho coletivo: contar com um representante da "terra que ensinou a Paraíba a ler", no Campeonato Estadual de Futebol.

Foi aproveitada a fase obscura do modesto time Nacional de Cabedelo, que por coincidência também era alvi-azulino, como trampolim para o salto pretendido. As nuances, inclusive financeiras, ficaram por conta do Governo do Estado, e foi dado o primeiro passo.

Passou o tempo em sua corrida inexorável. A força do Trovão Azul foi se solidificando e cinco anos após, em 1994, já conquistava o vice-campeonato estadual, oportunidade em que o interior deu mostras de sua pujança, ganhando a hegemonia do nosso futebul, mercê de uma meritória campanha do Sousa, que a história aponta como o seu maior e mais tradicional rival.

Fazer futebol em localidades do interior, em qualquer Estado do nosso país, é uma missão dificílima, devido as colaborações restritas, originadas na grande maioria das vezes do Poder Municipal. E isso, se o governante for um desportista. A crise político-financeira vivida por nosso país, entretanto, dificulta uma tentativa de ajuda mais efetiva. Ressalte-se que nas regiões interioranas, o futebol se constitui na única válvula de escape para o torcedor, depois de suas cansativas jornadas de trabalho, na sua eterna luta pela sobrevivência.

No ontem Estádio Wilsão e no hoje Estádio perpetão, reduto do Atletico Cajazeirense de Desportos, é um local onde o Trovão Azul é praticamente invencível. A raça dos seus atletas e o amor desmedido de sua galera, são ingredientes que garantem dificuldades titânicas as equipes que visitam Cajazeiras. E enquanto isso, o Atlético vai dando uma lição de competência, no complicado jogo da sobrevivência.

Títulos :

1 Campeonato Paraibano 2002

Presidentes 
Francisco Nascimento (2007)
Hino 
Atlético o clube cajazeirense
Orgulha a gente o teu pendão
És e serás sempre assim
Fadado a glórias
Muitas hão de vir
Teu branco nos lembra a paz
E o azul do céu a grandeza nos trás
Te amamos de coração
Trovão azul do sertão, Trovão azul do sertão.
1948, um ano iluminado
O Hegino Pires com a torcida em festa
Um palco consagrado
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Atlético/PB [BRA] Atlético/PB [BRA]
Uniforme 
Mascote