Fulgêncio de Almeida/SP [BRA]

Atualizado em 26/08/2017
Nome Oficial Esporte Clube Coronel Fulgêncio de Almeida
Fundação  23/04/1914
Status Atual  Extinto
Endereço  Praça João Mendes, s/n
Bairro  Centro
Cidade  Franca
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Nome Anterior  Fulgêncio de Almeida(FC)
Equipe Ranqueada  Fulgêncio de Almeida
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Esporte Clube Coronel Fulgêncio de Almeida foi uma agremiação da cidade de Franca, localizado no Interior Paulista. Fundado às 12 horas, da quinta-feira, no dia 23 de Abril de 1914, como Football Club Coronel Fulgêncio de Almeida.

Reuniram-se na sua sede à Praça João Mendes, no Centro de Franca (posteriormente a sede passou para a Avenida Major Nicácio, s/n, no Centro da Cidade), as diretorias dos clubes Coronel Fulgêncio de Almeida e Quinze de Novembro, grande massa popular, as bandas de música do Grêmio S. Benedicto e Eduardo Nunes.

Ali formou-se uma extensa comitiva que se dirigiu a casa da Sra. D. Amabile Braczak, a fim de receber um lindo estandarte que essa senhora confeccionou e gentilmente ofereceu ao clube.

Após entrega, falou o Sr. Homero Alves, orador oficial do clube, agradecendo o valioso donativo. O préstito dirigiu-se então para a Sede da Associação Athletica Francana, que incorporou, indo todos cumprimentar as redações dos jornais locais.

O préstito seguiu para a sede do Club onde foi servido a todos um copo de cereja, havendo por essa ocasião, diversos brindes. Às 16 horas e meia, houve no campo do Club Coronel Fulgêncio de Almeida, um jogo amistoso entre esse Club e a Associação Athletica Francana. No final, os visitantes venceram pelo placar de 2 a 0.

Às 20 horas, grande e compacta massa popular, precedida das as bandas de música do Grêmio S. Benedicto, foi na casa do Professor David Carneiro, presidente da Associação Athletica Francana, cumprimentado-o pela vitória alcançada. O Coronel Fulgêncio de Almeida foi aclamado de forma unânime com o presidente honorário do clube.

O clube foi vice-campeão do Campeonato Citadino de Franca, em 1921, somando oito pontos (foram oito jogos, com três vitórias, dois empates e três derrotas). A AA Francana foi a campeã com 10 pontos (foram oito jogos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas; marcando 11 gols e sofrendo quatro).

Em 1942, o Esporte Clube Coronel Fulgêncio de Almeida participou do Campeonato Paulista do Interior daquele ano. A competição contou com a presença dos 24 clubes campeões municipais. O Rubro-negro Francano entrou como o campeão da 8ª Região (Franca).

No entanto, o Coronel Fulgêncio de Almeida não foi e acabou eliminado. No domingo, do dia 04 de Outubro de 1942, foi até Ribeirão Preto e não se deu bem. O Botafogo venceu por 3 a 0, avançando na competição.

Time-base de 1932: Bahiano; Bruza e Arnaldo; Mezolino, Nenê e Jeronymo; Xaleira, Paulo, Azul, Franklin e Durval.

Disputou o Campeonato Paulista do Interior de 1942, foi extinto após ceder para a prefeitura o terreno onde hoje é o Paço Municipal.

Pesquisa: Sérgio Mello

Fontes: RSSSF Brasil, O Combate, Correio Paulistano, Diário Nacional, GCN.net.br, Livro "Os esquecidos - Arquivo de Futebol Paulista", de Rodolfo Kussarev, Acervo de Élison Fernandes, Waldomiro Junho

Redesenho do escudo e uniforme: Sérgio Mello

Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Fulgêncio de Almeida/SP [BRA]
Mascote