Goytacaz/RJ [BRA]

Atualizado em 05/07/2015
Nome Oficial Goytacaz Futebol Clube
Fundação  20/08/1912
Status Atual  Em atividade
Endereço  Rua dos Goytacazes, 331
Bairro  Centro
Cidade  Campos dos Goytacazes
Estado  Rio de Janeiro
CEP  28016-100
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (22)2735-3922/2733-4433/2723-2314
Apelido 
Mascote  Índio
Uniforme  Azul e branco
Equipe Ranqueada  Goytacaz
Grafia Orig. Oficial  Goytacaz Foot-Ball Club
Site Oficial  www.goytacaz.com.br
Outros Sites  http://www.goytacazfc.com/
Outros Sites  http://www.ururau.com.br
Estádios  Ary de Oliveira e Souza (Arizão), Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
Elcyr Resende de Mendonça, Saquarema/RJ, Brasil
Ângelo de Carvalho, Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
Antônio Ferreira de Medeiros (Ferreirão), Cardoso Moreira/RJ, Brasil
Histórico  A data oficial de sua fundação é a de 20 de agosto de 1912. No entanto, o Goytacaz deu os primeiros sinais de vida desde o dia 6 do mesmo mês - por sinal, consagrado ao SS. Salvador, padroeiro da cidade de Campos. A primeira diretoria do, então, Goytacaz Foot-Ball Club, tinha como presidente Luiz Cabral e como vice Roberto Mello. Faziam parte, também: Otto Nogueira (1º tesoureiro), Jaime Rego (2º tesoureiro), Rudá Martins (1º secretário), Álvaro Nogueira (2º secretário), João Cunha (fiscal) e Manoel Patrão (procurador).
Segundo depoimento histórico de Álvaro Nogueira - que além de 2º secretário também era jogador do clube -, o Goytacaz teve origem de um desentendimento havido com um grupo de rapazes dentro do Natação e Regatas Campista. Sentindo-se desprestigiados, por terem um barco negado para passeio no Rio Paraíba, resolveram imediatamente largar o remo e criar uma agremiação de futebol. E foi aí que surgiu a idéia de se homenagear os primeiros habitantes da terra, os índios Goytacazes.

Depois de fundar oficialmente o clube, na casa de Otto Nogueira - que acabou servindo como primeira sede da nova agremiação -, os rapazes dissidentes do Natação e Regatas Campista passaram a se preocupar com o uniforme e um campo para os treinos. Segundo outro depoimento histórico, desta vez do ex-presidente e, mais tarde, patrono Augusto Faria, "tudo era difícil naquela época. A ponto de os jogadores terem de comprar o próprio uniforme. Que, por sua vez, era importado. A camisa era de seda. As chuteiras, especiais. Enfim, tudo era caro e difícil."

Mesmo assim o jovem Goytacaz foi em frente. E realizou os primeiros treinos na Praça da República, passando, posteriormente, para o campo do Luso-Brasileiro, onde mais tarde se localizou o famoso Palacete Finazinha Queiróz - hoje, Casa de Cultura Villa Maria da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

No final da década de 1920, o novo campo era numa área da também célebre Fábrica de Tecidos, no final da Rua do Gás. E só uma década depois é que o clube alvi-anil obteve o terreno para construção de uma praça de esportes definitiva. Veio, então, o Estádio Ary de Oliveira e Souza - durante muito tempo mais moderno e importante de Campos, a ponto de merecer a cognominação popular de Estádio da Cidade.

Na segunda metade da década de 1980, já sob gestão de Antônio Eraldo Riscado, é que acabou por surgir a outra grande obra do clube: a Vila do Curumim. Grandioso espaço reservado à vida social e ao lazer da família do "Mais Querido" campista
Presidentes  2013: Jomar Garcia
21/08/2010-??/08/2010: Zé Luís Cardoso
10/08/2007 até 20/08/2010: Zander Pereira
??/??/2004 até 09/08/2007: Valtair Almeida
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Goytacaz/RJ [BRA] Goytacaz/RJ [BRA] Goytacaz/RJ [BRA]
Uniforme  Goytacaz/RJ [BRA]
Mascote