Bela Vista/MG [BRA]

Atualizado em 24/07/2018
Nome Oficial Bela Vista Futebol Clube
Fundação  21/05/1930
Status Atual  Amador
Endereço  Rua Tupiniquins, 340
Bairro  Centro
Cidade  Sete Lagoas
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme 
Equipe Ranqueada  Bela Vista
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites  https://www.facebook.com/BVFCOficial
Outros Sites 
Estádios 
Antônio Carlos, Belo Horizonte/MG, Brasil
Histórico 
Na década de 50 vários clubes brasileiros excursionaram pelo exterior. Com maior ou menor sucesso, são histórias que se incorporaram ao acervo do futebol brasileiro. Nenhuma dessas campanhas, no entanto, se equipara à aventura de um clube do interior de Minas Gerais, que no final daquela década protagonizou uma das maiores vergonhas do futebol brasileiro em todos os tempos. Estamos falando do Bela Vista Futebol Clube, de Sete Lagoas.

A equipe disputou, sem muito sucesso, o Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1958 e 1962. Nesse período conseguiu a façanha de derrotar o Atlético Mineiro em dois jogos oficiais, um deles em Belo Horizonte, em 1961 (3x2) e o outro em Sete Lagoas, em 1962 (3x1). Nessa época o Bela Vista disputava com o Democrata um dos maiores clássicos do futebol mineiro na década de 50. Conhecido com o "Clássico do Sertão", movimentava a pacata cidade de Sete Lagoas, distante apenas 62 quilômetros de Belo Horizonte. Mas nem de longe o Bela Vista podia se comparar ao rival, que conseguiu se sagrar por três vezes vice-campeão mineiro, em 1955,1957 e 1963.

A excursão:

Assim, em 1958, como os clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, o pequeno Bela Vista também deu um jeito de excursionar pelo Velho Mundo, aproveitando o título mundial conquistado pela Seleção Brasileira. Apanhou, feito gente grande, mas voltou com uma boa história na bagagem: quase empatou com o Real Madrid no Santiago Bernabeu. Na partida, no Rio de Janeiro, os rapazes do Bela Vista, devidamente uniformizados, concederam entrevistas e posaram para fotografias. Anunciaram que excursionariam pela Europa com um plantel de 16 jogadores para um mínimo de trinta jogos, somente contra clubes pequenos.

Excurs o do Bela Vista - Excurs o do Bela Vista

Fonte: Museu dos Esportes

Mas o primeiro adversário foi justamente o Real Madrid, melhor time europeu da época. O Bela Vista, apresentado como campeão brasileiro, carregou uma multidão para o estádio, e em um jogo disputado, perdeu por apenas 2x1. Contudo, após os primeiros resultados, a fragilidade do time apareceu e as goleadas também. Os jogadores Assis e Marinho, emprestados pelo Vasco, desertaram da delegação na França, seduzidos por propostas de clubes europeus. Os dirigentes, que preferiam freqüentar hipódromos franceses a tomar conta do time, e o próprio técnico Orlando Rodrigues também abandonaram o clube. Na Inglaterra, já com o veterano jogador Gaia fazendo as vezes de técnico, o Bela Vista perdeu de 12x1 para o Newcastle, diante de 25 mil pessoas. Diante do fiasco do clube, o CND (Conselho Nacional de Desportos) começou a pressionar para que o Bela Vista retornasse ao Brasil, mas seu diretor, Ronaldo Pontes, disse que tinha um contrato celebrado, com autorização do próprio CND, e que seu clube não iria, em hipótese nenhuma, quebrar compromissos. Até o Itamarati foi envolvido na tentativa de parar aquela desastrosa jornada. Enfim, para alegria geral, o Bela Vista concordou em regressar ao Brasil. Não sem antes aproveitar a falta de lugares no avião e realizar mais dois jogos, cujos resultados não foram conhecidos pela imprensa brasileira.

Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA] Bela Vista/MG [BRA]
Uniforme  Bela Vista/MG [BRA]
Mascote