Dom Pedro II/DF [BRA]

Atualizado em 16/05/2021
Nome Oficial Esporte Clube Dom Pedro II
Fundação  16/04/1994
Status Atual  Mudou de nome
Endereço  QI 18 Bloco E Aptº 303
Bairro  Guará
Cidade  Brasília
Estado  Distrito Federal
CEP  71015-056
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (61)9217-3851 / 568-4019
Apelido(s)  Time dos bombeiros
Mascote(s) 
Cores  Vermelho e branco
Nome Anterior  Dom Pedro II
Nome Posterior  Dom Pedro Bandeirante
Equipe Ranqueada  Real Brasília
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ  00.069.949/0001-48   Clique aqui para ver detalhes
Site Oficial 
Estádios 
Elmo Serejo Farias (Serejão, Boca do Jacaré), Brasília/DF, Brasil
Mané Garrincha (Nacional), Brasília/DF, Brasil
Adonir Guimarães, Brasília/DF, Brasil
Histórico 
Outra data de fundação: 22/02/1996

Quando o imperador Dom Pedro II criou o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, no longínquo ano de 1853, jamais pensava que um dia viesse a emprestar o nome para um time de futebol, esporte que iria surgir anos mais tarde na Inglaterra. Com o passar do tempo veio a República, mais tarde a Capital Federal transferiu-se do Rio de Janeiro para o Planalto Central e surgiu o Esporte Clube Dom Pedro II, ou simplesmente D. Pedro, equipe alvirrubra surgida há seis anos no Corpo de Bombeiros de Brasília, em homenagem ao patrono da corporação. Na última quarta-feira, os bombeiros estiveram em Caruaru e esfriaram o fogo do Central, ao arrancar um empate de 0x0, matando um pouco da curiosidade do torcedor e mostrando que têm futebol para incendiar a Copa João Havelange.

Os próprios dirigentes do clube, todos oficiais do Corpo de Bombeiros, estão acostumados com a curiosidade que o D. Pedro desperta por onde passa. Criado há apenas seis anos, o clube teve um rápido crescimento, como se fosse um incêndio fora de controle. A princípio, o time disputava apenas os campeonatos amadores, onde chegou ao bicampeonato, em 94 e 95. O detalhe é que na época o time era formado apenas por bombeiros, desde os jogadores, até a comissão técnica e diretoria, que não recebiam como remuneração apenas o soldo, comum aos militares. Da fase amadora, o principal rival era o Tiradentes/DF, time mantido por oficiais da PM, com quem disputava o ‘Clássico Militar’.

A profissionalização veio em 96. Nos dois primeiros anos a equipe não passou da oitava colocação no Campeonato Brasiliense, o que levou a diretoria a aceitar a mesclagem com jogadores profissionais. A partir daí os resultados melhoraram. Em 98 o time terminou o campeonato na quinta posição, sendo vice-campeão no ano passado. Neste ano, o Dom Pedro foi eliminado na fase semifinal pelo Gama/DF, atual campeão do Distrito Federal, após dois empates.

Em competições nacionais, a equipe vem buscando um lugar ao sol. No Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão do ano passado, mesmo sendo eliminado na primeira fase da competição, o time vendeu caro a derrota de 1x0 para o Fluminense/RJ, no templo sagrado do futebol brasileiro, o Maracanã. Este ano a equipe disputou a Copa Centro-Oeste, sendo eliminada na primeira fase. Na Copa João Havelange, não fosse um recurso do Comercial/MS, o time teria terminado a etapa inicial como campeão do grupo.

Nomes no tempo:
1994: Dom Pedro II
2009: Dom Pedro Bandeirante
2016: Real
2020: Real Brasília

Redesenho dos escudos: Virgínio Saldanha
Títulos 
CompetiçãoQuantidadeTemporadas
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão12002
Presidentes 
2005: Clever Rafael Santos
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Dom Pedro II/DF [BRA] Dom Pedro II/DF [BRA] Dom Pedro II/DF [BRA]
Uniforme(s) 
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)