Jornal do Commercio/RJ [BRA]

Atualizado em 06/08/2017
Nome Oficial Jornal do Commercio Football Club
Fundação  03/10/1922
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro  Centro
Cidade  Rio de Janeiro
Estado  Rio de Janeiro
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s) 
Mascote(s) 
Cores 
Equipe Ranqueada  Jornal do Commercio
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Estádios 
Histórico 
Recriação do escudo do Jornal do Commercio a partir de fotos - devido à baixa qualidade das mesmas, este escudo pode não ser fidedigno

O Jornal do Commercio Football Club, como o nome indica, foi fundado por funcionários do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro no dia 28 de Outubro de 1922.
O clube tinha sede na Gamboa, e campo na Avenida Francisco Bicalho, nº 313, em Santo Cristo. O Jornal do Commercio disputou por algum tempo o campeonato da Liga Graphica de Sports, que reunia equipes ligadas a funcionários de jornais e gráficas - caso do Sport Club Pimenta de Mello, A Noite Football Club, Papelaria União etc.

Em 1928 o Jornal do Commercio ingressou na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, fundada em 1908 e que, até 1924, organizou o Campeonato Carioca com grandes clubes (de 1925 em diante a mesma contou apenas com pequenas agremiações).
A melhor participação do Jornal do Commercio neste campeonato foi em 1931: terminou em terceiro lugar, atrás do campeão Oriente e do Sportivo Santa Cruz (este, o campeão de 1930) e foi o campeão do Torneio Início com a seguinte campanha: 1 a 0 no Deodoro (quartas-de-final), 1 a 0 do Oriente (semis) e 0 a 0 com o Sportivo Santa Cruz na finalíssima (no critério de desempate, 3 escanteios a 0). O time campeão: Américo, Armando e Figueiredo; Noé, Paulo e Jorge; Miguel, João, Edgar, Oscar e Bira.

A equipe desapareceu em meados dos anos 30, embora seu campo, usado em várias competições, ainda fosse chamado de "campo do Jornal do Commercio".
No final da década, o mesmo foi comprado pela Leopoldina Railway Athletic Association, agremiação vizinha. Hoje o terreno pertence à CEG (perto da Rodoviária Novo Rio).

Pesquisa: Sérgio Mello, Auriel de Almeida
Fontes: Jornal do Commercio, O Malho, Fon-Fon e Diário da Noite
Redesenho do escudo: Sérgio Mello

Mais informações:
Clube de Galdino Santiago, provavelmente funcionário do Jornal do Commercio.

O Jornal do Commercio FC foi fundado por funcionários da oficina e da revisão em 03/10/1922 (confirmar a data: 03/10 ou 28/10/1922).

O clube tinha sedes no Centro, Santo Cristo e Gamboa.

Fonte: Jornal do Commercio
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme(s) 
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)