Flamengo/RS [BRA]

Atualizado em 07/05/2020
Nome Oficial Grêmio Esportivo Flamengo
Fundação  10/04/1935
Status Atual  Extinto
Endereço 
Bairro 
Cidade  Caxias do Sul
Estado  Rio Grande do Sul
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Grená, azul e branco
Nome Anterior  Ruy Barbosa(CS)
Nome Anterior  Rio Branco
Nome Posterior  Associação Caxias
Equipe Ranqueada  Caxias
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial  Grêmio Sportivo Flamengo
CNPJ 
Site Oficial  sercaxiasdosul.com.br
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Baixada Rubra, Caxias do Sul/RS, Brasil
Alfredo Jaconi, Caxias do Sul/RS, Brasil
Olímpico Monumental, Porto Alegre/RS, Brasil
Tiradentes (Waterloo), Porto Alegre/RS, Brasil
Quinta dos Pinheiros, Caxias do Sul/RS, Brasil
Francisco Stédile (Centenário), Caxias do Sul/RS, Brasil
Histórico 
Estamos no mês de março de 1935. O campeonato da cidade de Caxias do Sul está por ser decidido. O Rui Barbosa que não era o melhor time, acabou surpreendendo e precisava de uma vitória sobre o Guarani para chegar ao título. Um empate implicaria na realização de um jogo extra contra o Alviverde, time que tinha na sua formação cinco jogadores cedidos pelo Juventude - mais categorizados, o que acirrava a disputa e aumentava a rivalidade. A partida se aproxima do seu final e o resultado aponta zero a zero. Um pouco antes de ser apitado o término , um jogador do Rui Barbosa chuta a bola contra o gol adversário. A bola ainda está no ar quando soa o apito. A bola acaba entrando no gol do Guarani. O juiz decidiu pela vitória do Rui Barbosa.

Esta partida, que por si só revela como singularidade a forma como aconteceu o gol, seria a última do Rui Barbosa, que se juntaria ao Rio Branco, para formar o Flamengo. Muito lúcido, Ítalo Bertuzzi conta assim os passos que se seguiram: "O presidente da liga de futebol, Osvaldo Ártico, fazia parte da diretoria do Juventude, clube que tinha interesse em que o Alviverde fosse campeão, tanto que cedera jogadores. Houve protesto do Guarani e o caso acabou sendo julgado pela liga. A decisão, para surpresa de todos nós - Bertuzzi era da diretoria do Rui Barbosa-, foi a mais injusta possível. Não só não tivemos o direito de disputar uma partida extra, como perdemos os pontos. Isso fez com que o Alviverde fosse o campeão da cidade. Foi então que Germano Pisani, presidente do Rio Branco, procurou o presidente do Rui Barbosa, Sílvio Toigo e propôs uma fusão".

Estava nascendo aí o Grêmio Esportivo Flamengo. Os dirigentes pensavam que unindo as forças dos dois clubes, teriam condições não apenas para enfrentar os tradicionais rivais dos campeonato citadino, mas especialmente o Juventude. Foi marcada uma reunião entre os dirigentes do Rui Barbosa e do Rio Branco, à qual também compareceram torcedores e jogadores. O local deste encontro hoje é o número 310 da Avenida Rio Branco, quase no limite dos bairros São Pelegrino e Rio Branco. Na época, a casa levava o número 36 e era a sede do Rio Branco.

Casa onde foi fundado o Grêmio Esportivo Flamengo.

O primeiro contato entre dirigentes dos dois clubes foi feito ainda no local onde funcionava a Liga de Futebol de Caxias, na altura de onde hoje funciona a farmácia do Círculo Operário. A decisão de formar o novo clube, entretanto, só veio mesmo na reunião do dia 10 de Abril. A idéia era aproveitar os jogadores dos dois times, fazer uma seleção, escolher uma diretoria e já a partir daquele dia iniciar o trabalho que tinha por objetivo vencer ao rival.

Há mais de uma versão sobre a origem do Flamengo. A de Bertuzzi diz que um senhor chamado Jordário - não lembra de todo o nome - sugeriu que o time se chamasse Flamengo porque essa era uma língua já extinta e que ele considerava bonita. Alfredo Caberlon atribui o nome a Bortolo Facchin, que acompanhava muito o futebol do centro do país e gostava do Flamengo do Rio de Janeiro. Há ainda informações de que o nome Flamengo foi inspirado no nome de um time da época chamado Flaminguinho, que atuava durante apenas parte do ano, especialmente no verão.

Se existem algumas divergências quanto à origem do nome , o mesmo não acontece em relação as cores: elas foram herdadas do Rui Barbosa(bordô e branco) e do Rio Branco(azul e branco). Por consenso chegaram ao tricolor. Durante algum tempo as cores das camisas viriam a sofrer pequenas alterações. O bordô foi mais avermelhado, como tática para atrair torcedores do Juvenil, time que havia encerrado as atividades. Mas o efeito não foi o esperado. "Poucos juvenilistas vieram para o Flamengo", resume Bertuzzi. Então as cores voltaram as originais.

A S.E.R CAXIAS foi fundada nessa data com o nome de Grêmio Esportivo Flamengo que ostentou até final de 1971, quando por dificuldades financeiras fechou seu departamento de futebol e uniu-se ao co-irmão E.C. Juventude fundando a Associação Caxias de Futebol(ACF) que durou até final de 1975, os dirigentes do ex-Flamengo resolveram reativar o clube mas com o nome de S.E.R. Caxias que perdura até os dias de hoje.

Títulos

Campeão Gaúcho Profissional 2000

Campeão da Copa Daltro Menezes 1996

Campeão da Copa Ênio Andrade 1998

Campeão Gaúcho da Segunda Divisão de Profissionais 1953 e 1960

Campeão Citadino de 1937, 1947, 1948, 1951 e 1953

Campeão Gaúcho Júnior 1993, 1995, 2003, 2004

Campeão Gaúcho Juvenil 1991

Campeão Gaúcho de Voleibol Feminino Adulto 1989

Uniforme: Camisa Grená e Azul, Calção Branco, Meias Brancas
Títulos 
CompetiçãoQuantidadeTemporadas
Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão11953
Campeonato de Caxias do Sul51937, 1942, 1947, 1948, 1953
Campeonato de Porto Alegre - 2ª Divisão11960
Torneio Jornal Pioneiro11959
Torneio Amistoso de Caxias do Sul11961
Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA] Flamengo/RS [BRA]
Uniforme 
Mascote