Histórico |
| Nomes Anteriores : Ferroviário e depois Ituano Futebol Clube
O Ituano é a continuação da Associação Atlética Sorocabana, que participou dos campeonatos da terceira divisão entre 1956 e 1960. A Sorocabana foi fundada por funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana. Após permanecer três temporadas afastada dos campeonatos, a Sorocabana reapareceu em 1963 para disputar o campeonato da terceirona e, no final do torneio, parou com o futebol.
Em 1977 ressurgiu como Ferroviário Atlético Ituano (FAI), por iniciativa de esportistas da cidade, como Sérgio Fioravante, Otávio Boni, José Cláudio Carneiro (ex-ponta direita do bicampeão Clube Atlético Ituano), Vicente Elias Schanoski, Chiquito Pezzodipane e outros, passando a ocupar o lugar da extinta equipe da Sorocabana até que no início da década de 90 - após mudanças no estatuto que possibilitou a reeleição do então presidente Domingos Francischinelli -, passou a chamar-se Ituano Futebol Clube.
Promovido para a Divisão Especial em 1987, vence o campeonato de 1989 e adquire o direito de participar do campeonato da divisão principal do futebol paulista de 1990. No primeiro campeonato, o Ituano acabou em uma honrosa 11ª colocação entre 24 participantes. Já disputa a competição como Ituano Futebol Clube. Em 1994, após ocupar a última posição no campeonato, o clube é rebaixado para a série A-II. Em 1996, com o vice-campeonato na Série A-II, o Ituano volta a Série A-I.
Em 2002, por mudanças na forma de disputa do Paulistão, disputou com outras 11 equipes paulistas o título da série A-1 e, como campeão, garantiu o direito de brigar pelo título de super campeão paulista de futebol.
|
|