América FC/CE [BRA]

Atualizado em 26/12/2015
Nome Oficial América Futebol e Comércio Ltda.
Fundação  11/11/1920
Status Atual  Mudou de nome
Endereço 
Bairro 
Cidade  Fortaleza
Estado  Ceará
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote  Águia
Uniforme  Vermelho e branco
Nome Anterior  América
Nome Posterior  América
Equipe Ranqueada  América
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
Enquanto o time principal do Ceará conquistava todos os títulos na categoria que disputava, havia desde 1916, disputando e ganhando os campeonatos, a categoria infanto-juvenil, que apesar da conquista do tetra-campeonato em 1919, os garotos alvinegros (a maioria era do Colégio Militar) não tinham espaço nos treinamentos, nas reuniões e nas comemorações dos adultos.

Cansados desse tratamento, em 1920 eles marcaram uma reunião em 11 de novembro, na casa do líder do movimento - Juvenal Pompeu Magalhães, à Rua Rufino de Aguiar, 185, no bairro da Prainha, quando se discutiu acaloradamente o tema e, ao final, por unanimidade, ficou certa a dissidência com todo o grupo infanto-juvenil deixando o Ceará Sporting Club e, como conseqüência, criando um novo clube a partir daquele dia, sendo decidido na ocasião, as cores de sua camisa, o seu presidente e que seu nome seria América Football Club.

O grupo fundador tinha Acrísio Faria de Miranda, Aluísio Gondim Ribeiro, Aníbal Câmara Bonfim, Dagoberto Rodrigues, Antonio Benício Girão, Miguel Aguiar Picanço Filho, Crisanto Moreira da Rocha, além do próprio Juvenal Pompeu.

O 1º presidente, escolhido por unanimidade, foi Acrísio Faria de Miranda, que depois se tornaria político de renome e importância na história do Estado do Ceará.

Seu primeiro uniforme foi azul, doado por Crisanto da Rocha, sendo alterado para o vermelho já em 1921, na disputa do Estadual.

Amparado pela Lei Zico, o América foi um dos primeiros clubes no Brasil a desmembrar do restante das atividades, a prática do futebol profissional e amador. Por decisão unânime dos seus dirigentes, transferiu direitos e deveres da prática futebolística para empresa criada com esta finalidade, denominada de América Futebol e Comércio Ltda, que passou a administrar o futebol americano, completamente livre para fazê-lo, sem qualquer interveniência do antigo clube. Posteriormente tais direitos e deveres voltaram para o América FC.
Presidentes 
2014: Cleston Sousa Santos
2005-2006: Gian Paolo de Morais Damascedo
1921: Américo Picanço
1920: Crisanto Moreira da Rocha
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  América FC/CE [BRA]
Uniforme 
Mascote