São José(E)/SP [BRA]

Atualizado em 28/07/2020
Nome Oficial Esporte São José
Fundação  ??/??/2003
Status Atual  Mudou de nome
Endereço  Avenida Cidade Jardim, 3141
Bairro 
Cidade  São José dos Campos
Estado  São Paulo
CEP  12233-900
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone  (12) 3916-5666
Apelido(s) 
Mascote(s) 
Cores 
Nome Posterior  São José
Equipe Ranqueada  São José
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites  saojose.cjb.net
Estádios 
Mário Martins Pereira, São José dos Campos/SP, Brasil
Histórico 
No dia 13 de agosto de 1933, o esportista Galiano Alves fundou o Esporte Clube São José, nascendo de uma dissidência da Associação Esportiva São José, que naquela época possuía alguns dos principais jogadores do futebol amador da cidade. A equipe se manteve participando de torneios amadores em São José dos Campos durante trinta e um anos até se profissionalizar no dia 8 de março de 1964, ano em que sagrou-se campeão da terceira divisão paulista (equivalente a atual Série B1-A), após passar pela Bancária de Fernandópolis, logo na primeira temporada como time profissional. O jornalista e radialista Alberto dos Santos Simões lembra que naquela época o time também era chado pelos torcedores apenas de "Esporte". "Vamos ao estádio assistir um jogo do Esporte", exemplifica, lembrando a maneira como as pessoas na época chamavam o time. Aliás, Aberto Simões escreveu um livro em 1992 chamado "Esporte, Formigão e Águia", contando a história do clube e aproveitando o vasto material que tem sobre o time, entre fotos, documentos, fichas técnicas de partidas, etc. Em 1965, o Esporte Clube São José conseguiu o segundo título e acesso consecutivo, ao derrotar o Orlândia por 2 a 1 e garantir o título da segunda divisão (equivalente a atual Série A-3 do Campeonato Paulista). Com isso, o "Formigão do Vale", como também era chamado naquela época, pôde participar pela primeira vez em sua história da divisão de acesso do Campeonato Paulista (equivalente a atual Série A-2), em 1966.

Naquele tempo o E.C. São José utilizava um uniforme com camisas pretas, listas verticais brancas e calções pretos (semelhante ao segundo uniforme do Corinthians) e atuava no Estádio da Rua Antônio Saes, onde posteriormente foi construído o prédio do Supermercado Jumbo-Eletro e atualmente funciona um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. O atual Estádio Martins Pereira só seria inaugurado em 1970.

Em 1972, a equipe chegou a ser campeã da Primeira Divisão (divisão de acesso), empatando em 0 a 0 com o Garça, na cidade do adversário, mas naquele ano o campeonato não dava direito a acesso à Divisão Especial (divisão de elite e atual Série A-1).

O time profissional da cidade continuou com esse nome até dezembro de 1976 quando, atolado em dívidas, e quase falido, foi obrigado a mudar de nome para fugir das cobranças e ameaças de penhora. Na oportunidade, Altamirando Negrão de Palma assumiu a presidência do clube e, junto de outros três diretores, Geraldo Marcolongo, Sérgio Ângelo e Pedro Yves Simão, procuraram ajuda na Federação Paulista de Futebol que, em uma manobra inteligente, fez com que o Esporte Clube São José se transformasse em São José Esporte Clube, mudando inclusive as cores do uniforme e o distintivo. O alvinegro foi substituído pelo azul, amarelo e branco, que são as cores oficiais da cidade. O distintivo também se tornou semelhante ao brasão da cidade de São José dos Campos e o mascote passou a ser a "Águia do Vale". As dívidas ficaram para o antigo clube, que foi abandonado sem ser extinto.Mesmo assim, a nova equipe manteve sua vaga normalmente na Divisão de Acesso. Muitos dos jogadores foram indenizados e recontratados pela nova diretoria. Nascia, assim, um "Novo São José", que conquistou importantes resultados para o futebol da cidade na década 80.


Em 2003, o clube novamente muda de nome para se livrar de dívidas e passa a se chamar Esporte São José. A mudança dessa vez, porém, se limita apenas ao departamento de futebol, que passou a ser terceirizado. A parte social mantém o nome de São José Esporte Clube e fica responsável pelas dívidas. Essa foi a única maneira juridicamente legal encontrada para a Águia do Vale não fechar as portas.
Com a alteração no nome do time, o distintivo sofre algumas alterações, mantendo a engrenagem, mas ganhando uma Águia em seu interior e uma faixa abaixo do distintivo, com o novo nome do clube.
Em 2005 volta a se chamar São José EC.
Presidentes 
????: Wilson Renato da Silva Lima
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme(s) 
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)