Histórico |
| O Ferroviário foi fundado em 06 de maio de 1934 por funcionários da rede mineira de viação, que possuía escritório na cidade de Divinópolis. As suas cores oficiais foram o verde e branco. Disputou durante vários anos, o campeonato amador da cidade, rivalizando principalmente com o Guarani.
Em 1962 resolveu disputar o Campeonato Mineiro da 2ª divisão, mas os custos de manutenção do futebol profissional, fizeram que a equipe tivesse um campanha fraca e resolvesse ao futebol amador.
No final da década de 70 e início dos anos 80, o clube já não possuía um grande número de sócios e vivia uma fase de extinção por depender só do futebol.
Em 1984 foi considerado de utilidade pública pela prefeitura mineira e resolveu investir em outros esportes amadores, conseguindo sobreviver por mais alguns anos.
Porém, em 2004 a instituição passou por dificuldades financeiras e devido à má administração foi fechada com muitas dívidas trabalhistas. Em 2009, a Justiça determinou que parte do clube social deveria ser levada a leilão para saldar as dívidas com seus funcionários e fornecedores. Ficou acordado ainda que fosse montada uma comissão para que em 365 dias fizesse um levantamento e equacionasse os problemas do estádio.
Como não houve um consenso, diante do imbróglio, os membros responsáveis pelo Estádio Benjamin de Oliveira propuseram uma assembléia soberana com todas as partes envolvidas. A reunião aconteceu e, depois de apresentada todas as propostas da Associação dos Moradores de Bairro e do GEEC - o outro grupo que estava na disputa - ficou decidido por unanimidade que a Associação de Bairro é a nova responsável pelo local.
Pesquisa: Toninho Sereno, Gerson Rodrigues Fonte: Gazeta do Oeste Redesenho do escudo e seu uniforme: Sérgio Mello
|
|