Histórico |
| O Esporte Clube Siderúrgica comemorou no último dia 31 seus 70 anos. Destes, o clube viveu momentos de glórias desde a sua fundação, em 1930, até 1967, quando se licenciou da Federação Mineira de Futebol.
Durante este período glorioso era conhecido como verdadeiro gigante no futebol nacional. Em 1931, filiou-se na LMDT (Liga Municipal de Desportos Terrestres), tornando-se campeão em 1932, faturando assim a sua primeira competição. Em 1933 aderiu o profissionalismo. Mas somente em 1937 o elenco alvi-anil, denominado Academia Sabarense, conquistou seu primeiro título profissional. Em 1942, o então Siderúrgica cedeu para história do futebol, Paulo Florêncio, que foi o primeiro jogador mineiro convocado para seleção brasileira. Em 1964, sob o comando do técnico Iustrich, o time triunfou sob seus adversários sofrendo uma única derrota no certame estadual, trazendo para Sabará o memorável título de bi-campeão mineiro de futebol profissional.
Também no seu currículo, em 1965 representou Minas na Taça do Brasil, tornando-se o primeiro time mineiro a jogar uma partida nacional no estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Venceu o atlético de Goiás por 3 a 1. Posteriormente foi desclassificado pelo Grêmio de Porto Alegre. Segundo relatos de historiadores do clube, a última partida do Siderúrgica foi contra o Renascença em 1966, no Mineirão. Foi ainda vice-campeão estadual em 1939, 1941, 1952 e 1957. Chegou a conquistar vários "Torneios Início" e outras taças disputadas em nível nacional.
Ficou na saudade
Nos dias de hoje, de toda esta fase que durou até 1967, restam aos torcedores do Siderúrgica, somente as ricas lembranças. O estádio Praia do Ó está sendo administrado pelo departamento de esportes da prefeitura municipal. O ginásio, que leva o nome de Paulo Florêncio, atualmente recebe algumas das poucas atividades do esporte especializado sabarense. O gramado conhecido em todo o pais vem recebendo jogos do certame municipal e alguns amistosos, além dos confrontos das categorias básicas do campeonato mineiro.
Todos os prêmios conquistados em sua época gloriosa se encontram guardados na sede. E atualmente não se conhece uma política cultural para resgatar a toda esta tradição.
Mas, ei que em 2007 o Siderúrgica retorna as atividades profissionais. Até 2012 nenhum resutado expressivo.
|
|