Histórico |
| A Associação Atlética das Palmeiras foi fundada em 1902 e abrigava na sua constituição algumas das principais famílias da cidade (Lefevre, Collet e outras). Seu campo ficava na Av. Angélica, onde na época havia apenas chácaras e terrenos vazios. Mas o time não era um time da várzea comum, jogava constantemente contra os segundos quadros das principais equipes da Liga e obtinha bons resultados.
Em 1906 a liga resolveu ampliar o número de clubes participantes e abriu uma nova vaga; todavia, além da A.A. das Palmeiras, o Internacional de Santos também estava interessado nela. Nesse ano, houve uma cisão no Paulistano e alguns de seus jogadores vieram reforçar o time. Foi disputado então um jogo que definiria o novo componente da liga, no qual a A.A. das Palmeiras venceu por 4x0 e passou a fazer parte da 1ª Divisão.
O clube foi se instalar na Chácara da Floresta, onde se localizava o extinto Clube de Regatas São Paulo, antecessor do atual Clube de Regatas Tietê. A equipe se firmou e venceu os campeonatos de 1909/10 e 1915, se transformando num dos grandes do início do século.
No fim da década de 1920, com a popularização do futebol e a iminência da profissionalização do esporte, a A.A. das Palmeiras fechou suas portas e parte de seus jogadores foram fundadores do São Paulo da Floresta.
|
|