Histórico |
| Outra data de fundação : 02/11/1922
O Uberlândia de 1922 até 1938 era chamado Uberabinha EC. Antes de 1922 existia outro Uberabinha e depois de 1938 existiu outro com o mesmo nome.
2002 - O técnico do UEC é Wagner Oliveira. Entre os reforços estão o lateral-direito Wilson Mineiro, os atacante Flávio Costa e Kellinho(ex-Rio branco de Andradas), o lateral esquerdo Demétrio(ex-Atlético Mineiro) e o zagueiro Braúlio (ex-Goiânia)
Na década de 20, Uberlândia ainda era São Pedro de Uberabinha e vivia sob o comando de dois grupos político-sociais que se rivalizavam em tudo. Devido às freqüentes brigas nos campos de futebol, eles haviam decidido que, em cada partida, haveria um revezamento de suas bandas de música, muito comuns na época.
Certa data, durante um clássico no campo da Associação Esportiva Uberabinha, os grupos se desentenderam. O Partido Republicano Municipal - "Cocão" -, dono do campo, queria que a sua banda tocasse, mas como a vez era dos "Coiós" - Partido Republicano Mineiro -, o desentendimento foi generalizado.
Indignados, os membros do partido dos "Coiós" decidiram fundar um novo clube. Liderados por Agenor Bino e Gil Alves dos Santos eles se reuniram na Vila Operária em 1922, para fundar o Uberabinha Sport Club, com as cores verde e branca. Gil Alves, poderoso empresário e político cedeu o terreno onde hoje está construído o estádio Juca Ribeiro. Com o intuito de apaziguar o clima de guerra, o partido dos "Coiós" resolveu convidar para ser o primeiro presidente, o Sr. Tito Teixeira, que apesar de pertencer ao grupo rival, era pessoa alheia as paixões políticas. Desta forma, foi fundado oficialmente no dia 1º de Novembro de 1922, o Uberabinha Sport Clube, que anos depois mudaria seu nome juntamente com a cidade para Uberlândia E.C.
Redesenho dos escudos 1, 2, 3, 4, 8 e 9: Sérgio Mello
Fonte do Escudo 5: Revista Placar de 09/1984
Imagem do mascote: FMF
|
|