Histórico |
| O Deodoro foi fundado nos anos 10, com o nome de Sapopemba (antigo nome da estação de Deodoro) com as cores verde e vermelho.
Em abril de 1931, mudou o nome (Deodoro Athletico Club), e também as cores (rubro-anil). A sua sede e o campo originalmente ficavam na Estrada de Nazareth, na Estação de Deodoro.
O seu último endereço: Rua Marechal Alencastro, 193, no Bairro de Deodoro, Zona Oeste do Rio.
Curiosidade (Torneio Início de 1932): No domingo, do dia 15 de maio de 1932, o Deodoro foi campeão do 10º Torneio Início da LMDT (Liga Metropolitana Desportiva Terrestre). A competição foi realizada no seu campo, na Estrada de Nazareth, na Estação de Deodoro. Na 1ª rodada, o Deodoro eliminou o Triângulo Azul por 3 escanteios a zero.
Depois pelas Quartas de finais, passou pelo São José, também por 3 escanteios a zero. Nas semifinais, bateu o Vasquinho F.C. por 1 a 0. Na decisão, tendo Jayme Xavier da Motta como árbitro, numa partida bastante disputada, o título só aconteceu na segunda prorrogação, quando derrotou o Oriente por 1 escanteio a zero. O time campeão atuou da seguinte forma: Deoclecio; Palmeira e Augusto; Luiz, Guttemberg e Barrão; Eloy, Patú, Pery, Noca e Leitão.
Foi vice-campeão do Campeonato "Extra" da Sub Liga Carioca de 1934. No ano seguinte se profissionalizou e disputou o Campeonato Carioca da Segunda Divisão de 1935. Participou do Torneio Aberto Liga Carioca de Futebol de 1936 e 1937. Também foi Campeão do Torneio Salomão Ibraim de 1952.
Time-Base de 1934: Humberto; Léo e Arlindo; João, Anysio e Asumar; Eloy, Abrelino, Barreiros, Joel e Campista.
Time-Base de 1953: Ademir; Santana e Vadico; Biruca, Benedito e Paulo; China, Mundica, Guinha, Haroldo e Neguinho.
Fontes: Livro "Camisas do Futebol Carioca" de Auriel de Almeida, Jornal dos Sports, O Imparcial, O Jornal, Imprensa Popular Pesquisa e Texto: Sérgio Mello, Auriel de Almeida Pesquisa da data de fundação: André Martins
|
|