Euterpe/AM [BRA]

Atualizado em 27/06/2015
Nome Oficial Euterpe Football Club
Fundação  06/09/1919
Status Atual  Extinto
Endereço  Rua Costa Azevedo, 05
Bairro  Centro
Cidade  Manaus
Estado  Amazonas
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido 
Mascote 
Uniforme  Camista com listras verticais verde e branca, calção branco
Equipe Ranqueada  Euterpe
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Euterpe Football Club foi o primeiro e único clube de futebol surgido no Amazonas e, no norte do Brasil, formado somente por jogadores negros. O clube foi fundado no dia 6 de setembro de 1919 pelo carteiro Benedito Peixoto.

Sua sede social localizava-se Rua 24 de maio, 108. Suas cores eram o verde e branco. Na ata de sua fundação, ficou decidido que o Euterpe só aceitaria sócios e jogadores de cor negra.

Sobre a origem do nome do clube há uma curiosa teoria. Segundo se diz,o nome Euterpe seria um trocadilho que na verdade queria dizer Eu Preto, como uma maneira de identificar a cor da pele de seus integrantes.

A sua primeira diretoria teve o próprio Benedito Peixoto como presidente e Floriano Santana como capitão do time titular. Em 1920,o Euterpe filiava-se á federação local e foi inserido para participar do campeonato amazonense daquele ano.

Em sua estreia, perdeu de 6 a 1 para o Manáos Sporting. No ano seguinte,em 1921, novamente o clube estreava com uma derrota por goleada. Dessa vez perdia para o Rio Negro por 9 a 1,sendo que o solitário gol dos euterpianos foi marcado por Dodó.

O Euterpe costumava realizar suntuosas festas em sua sede social, aos sábados. O clube também organizava torneios festivos no Parque Amazonense. O único título conquistado pelo clube foi de um torneio realizado em 1920, onde o Euterpe conquistou a taça 27° Batalhão de Caçadores.

Com o tempo, o clube faria duas modificações. Devido á grande procura de novos sócios, o Euterpe passava a aceitar pessoas de outras raças, abrindo caminho para brancos e pardos.

O clube também mudava de endereço, passando a sua sede a instalar-se na casa de número 5 da Rua Costa Azevedo. O Euterpe revelou bons jogadores. Os principais foram Dodó (Domiciano Borges) e Patrício, que foi um dos maiores dribladores do futebol amazonense em seus primórdios.

Assim como o Vasco e o Bangu, no Rio de Janeiro, o Euterpe também ajudou a quebrar as barreira do preconceito racial no racista futebol brasileiro do início do século XX. O clube foi extinto no ano de 1930 mas já havia entrado para a história como o primeiro clube de futebol, formado somente por negros, a disputar um campeonato estadual de futebol no Brasil (1920).

Fonte: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto
Arte do uniforme: Sergio Mello
Presidentes 
1919: Benedito Peixoto
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme  Euterpe/AM [BRA]
Mascote