Histórico |
| A Leopoldina Railway Athletic Association (L.R.A.A.) foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O "clube Rubro-Anil" ou "Ferroviários Leopoldinenses" foi fundado no dia 14 de Março de 1920, por empregados da Companhia ferroviária Leopoldina Railway.
No início, o clube alugou o campo da Rua Barão de Itapagipe, nos anos 20. Já na década de 30, adquiriu o campo que pertencia ao Jornal do Commercio Football Club, localizado na Avenida Francisco Bicalho, 313, Santo Cristo (do lado da Rodoviária Novo Rio) - Rio de Janeiro (RJ).
Time-base de 1931: Waldyr; Campos e Heitor; Sinhô, Luciano e Abreu; Mimi, Jarbas, Odilon, Onestaldo e Segadas.
Time-base de 1932: Walter; Mello e Campos; Marreco, Peixoto e Silva; Tampa, Canejo, Oswaldo, Braga e Massoni.
Ao longo da sua existência os "Ferroviários Leopoldinenses" enfrentaram clubes que disputaram a elite do futebol carioca: Fluminense FC, AA Rio Cricket, Jequiá FC, Olaria AC, entre outros.
O clube foi Bicampeão do Campeonato da F.A.B.A.C. (Federação Athletica Bancária & Alto Comercio: entidade criada em 04 de Abril de 1921) em 1921 e 1929. Na esfera profissional participou da Liga Carioca de Football em 1936 e 1937. No dia 04 de Abril de 1936, neste torneio sofreu uma impiedosa goleada pelo Fluminense, que venceu por 11 a 1, no Estádio de Teixeira de Castro, em Bonsucesso.
Pesquisa: Auriel de Almeida Fonte: Jornal dos Sports Redesenho do escudo e seu uniforme: Sérgio Mello
|
|