Histórico |
| Outra data de fundação: 23/05/1995.
Campeão da Taça Santa Catarina 1998
Campeão do Torneio Seletivo 2000
O Tubarão Futebol Clube nasceu de um processo de transição que vivia o futebol tubaronense nos anos 90, quando o Ferroviário, fundado nos anos 40 e que foi campeão estadual em 1970, já não ia muito bem das pernas e o velho e tradicional Hercílio Luz, que foi criado em 1918 e conquistou o bi campeonato em 1957/58, havia se licenciado do profissionalismo. Dessa forma, em 1992, tentando reerguer o futebol da "Cidade Azul" como é conhecida Tubarão, aconteceu um acordo de cavalheiros, onde, a partir de 1995 o Hercílio Luz FC não voltaria às competições oficiais pelo período de 10 anos e o Ferroviário deixaria de existir, definitivamente; com os dois dando lugar ao Tubarão Futebol Clube, que é o nome da cidade. Isto feito, definiu-se a cor do uniforme, prevalecendo o azul, preto e branco, que são as cores da bandeira do município (nada a ver com o grêmio, além de uma mera coincidência. O dinstintivo lembra, também, o mesmo que vem no pavilhão da cidade. O Tubarão, que é um time muito novo, ainda não foi campeão estadual e tem como conquistas maiores dois vices campeonatos. Hoje o Tubarão joga suas partidas oficiais no estádio Dr. Aníbal Costa, que pertence ao Hercílio Luz e realiza seus treinamentos no estádio Domingos Silveira Gonzallez, que é o antigo "Monumental da Vila" do já extinto E.C. Ferroviário
O objetivo dos dirigentes era criar um time com maior apelo popular e tentar brigar por um título estadual, só que os resultados esperados não vieram no princípio. O número de torcedores no Estádio Aníbal Torres Costa baixou e o clube nem se quer conseguiu entrar para a Série C do Brasileiro. Mas a partir de 1996 com o título do Primeiro Turno do Campeonato Catarinense, tudo mudou, o Tubarão deixou de ser mais um time, para ser um grande time do Campeonato Catarinense, com chances de chegar ao título. O clube conquistou ainda o Segundo Turno do Campeonato Catarinense de 1997, e o Vice campeão catarinense de 1997 e 1998 e o Primeiro Turno do estadual 2001.
Posteriormente, após o Hercílio reativar o seu departamento de futebol, o Tubarão desativou o seu.
Em 2010 e 2011 o CA Tubarão jogou com o registro do Tubarão FC.
Há fontes que informam que o terceiro (o do índio maior) e quinto (o do tubarão) escudos foram inventados para as tabelas da época.
|
|