Histórico |
| Fundado no dia 23 de março de 1938, fruto de um desentendimento entre diretores do Uberaba SC. O primeiro presidente do Independente foi o tabelião Mário de Moraes e Castro. Nas décadas de 40 e 50, o Azulão foi a grande força do futebol amador de Uberaba. Em 1967, conquistou o título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que lhe abriu as portas para a elite do certame.
Em 1970, mesmo convidado para participar do campeonato Mineiro, não conseguiu superar a crise financeira e iniciou seu declínio.
Em 1972, por ocasião da inauguração do Uberabão, montou um time com ex-jogadores para enfrentar o Fluminense de Araguari, no novo estádio, e nunca mais voltou a jogar uma partida oficial.
Em 1973, decidiu não renovar os registros junto à Federação Mineira de Futebol.
Ao todo faturou 10 títulos citadinos (LUF): 1946/47/48/49/50/51/57/58/69 e 75; Campeão do Torneio de Emancipação do Triângulo de Futebol, em 1990; Campeão da Taça Uberaba de Futebol Amador (1994) além da segunda divisão de 1967.
Após o campeonato de 1969, o Independente viveu dois momentos marcantes: vendeu o zagueiro Normandes para o Atlético Mineiro por um bom dinheiro e teve que abandonar o futebol profissional devido a uma grande crise financeira.
Não conseguiu se reerguer novamente no profissionalismo. Em 1972, por ocasião da inauguração do Uberabão, montou um time com ex-jogadores para enfrentar o Fluminense de Araguari, no novo estádio, e nunca mais voltou a jogar uma partida oficial.
Mesmo tendo um rico patrimônio em local valorizado no bairro Estados Unidos, o Estádio Antônio Dal-Secchi, o Independente, é hoje pobre futebolisticamente. Atravessa fase ruim até mesmo no Campeonato Amador da LUF. Depois de cair para última divisão, o "Azulão" luta para voltar a estar pelo menos entre os grandes clubes da cidade.
Pesquisa (parte): Toninho Sereno Fontes: Jornal da Manhã Online, Rsssf Brasil Redesenho do escudo 1 e seu uniforme: Sérgio Mello
|
|