Floresta/MG [BRA]

Atualizado em 19/01/2016
Nome Oficial Esporte Clube Floresta
Fundação  13/06/1946
Status Atual  Amador
Endereço  Rua do Paiol, 344
Bairro  Minas Gerais
Cidade  Uberlândia
Estado  Minas Gerais
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s)  Dragão da Vila
Mascote(s) 
Cores 
Equipe Ranqueada  Floresta
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O Esporte Clube Floresta é uma agremiação da cidade de Uberlândia (MG). O Dragão da Vila foi fundado no dia em 13 de junho de 1946, tendo a sua sede localizada na Rua do Paiol, 344, no Bairro Minas Gerais, em Uberlândia.
O clube nasceu no extinto Bairro Operário, que hoje transformou no Aparecida, porém, a sede fica no Bairro Minas Gerais, onde tem uma quadra e ocorre as reuniões e as famosas resenhas com os jogadores.

No Triângulo Mineiro existia uma grande rivalidade entre Uberaba Sport, Ituiutaba, Nacional de Uberaba, Uberlândia, Araguari e o próprio Fluminense de Araguari na década de 60, época em que o Floresta era um time profissional.

No entanto, segundo o presidente do Conselho do clube, José Aparecido Martins, os grandes adversários da época eram os clubes da cidade de Araguari. "O maior feito sem dúvida do time foi ganhar dos times de Araguari na década de 60. Naquela época o time do Uberlândia perdia para eles dentro e fora de casa. E nós fomos lá e vencemos. Isso vai ficar marcado, tínhamos um time muito bom, e de atleta jovens que depois jogou clubes famosos", contou o presidente do Conselho.

Os vices campeonatos do Mineiro ocorreram em 1964, e 65, cerca de 20 anos após a fundação, em 13 de junho de 1946. Com a segunda colocação, seria natural que no ano seguinte disputasse a elite do futebol de Minas Gerais. Mas não. Na década de 60, o acesso era apenas para o clube campeão.

"Muito difícil manter o futebol profissional. A questão foi mesmo financeira, não dava para manter, era um custo elevado. Hoje e antigamente, para fazer futebol envolve patrocínios altos, temos custo muito alto de viagens, e é por isso que o clube voltou para o amador", explicou Célio Magalhães, atual presidente.

SEGUNDONA MINEIRA

Dentre os títulos, constam o Campeonato Citadino da 1ª Divisão de 1962 e 1963, e da Segunda Divisão em 1997, 2002 e 2011, organizadas pela Liga Uberlandense de Futebol (LUF).
Na esfera profissional representou com brilhantismo a cidade de Uberlândia no Campeonato Mineiro da 2ª Divisão de 1963,1964 e 1965.

É a mais antiga agremiação em atividade do futebol amador da cidade, instituído na antiga vila operaria, que possui a filosofia de criar o atleta e aperfeiçoar o homem; É também o único time amador da Cidade que possui patrimônio consolidado.

CELEIRO DE TALENTOS

O Floresta se destacou no cenário profissional como formador de jogadores. Dos jogadores que brilharam com outras camisas atuaram na década de 60. O time uberlandense revelou o goleiro Nêgo (Cruzeiro), o atacante Andes (Portuguesa de Desportos), o zagueiro Marrom (Atlético-MG), e também o meio-campista Cairo. Este tratado como um astro na época, e que hoje mora em Uberlândia.

Ele lembra que o Floresta jogava de igual para igual com todos, mesmo com os atletas que não eram profissionais. "Lembro dos jogos contra Itaúna, Nacional de Uberaba, mas nosso time não era de jogadores considerados profissionais. A gente trabalhava em outros lugares, não tínhamos salários e mesmo assim jogamos o Campeonato Mineiro. Eu por exemplo, era representante comercial, conciliava com o futebol, e fazíamos jogos bem equilibrados porque o time era muito bom", disse Cairo, que está com 78 anos.

Uma formação que não sai da cabeça de Cairo tem os seguintes jogadores: Nêgo (goleiro); Ninho (lateral-direito), Nego Branco, Gato (zagueiros) e Aroldo (lateral-esquerdo); Itelino, Cairo e Euripinho (meios-campistas); Gersino, Andes, Fausto (atacantes).

Pesquisa: Toninho Sereno
Redesenho dos escudos e uniformes: Sérgio Mello
Fontes: Página do clube no Facebook, Globoesporte.com, Gullit Pacielle
Presidentes 
2015: Rua do Paiol, 344
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores  Floresta/MG [BRA] Floresta/MG [BRA]
Uniforme(s)  Floresta/MG [BRA] Floresta/MG [BRA] Floresta/MG [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)