União de Santos/SP [BRA]

Atualizado em 26/10/2013
Nome Oficial União Foot Ball Club
Fundação  25/03/1915
Status Atual  Extinto
Endereço  Largo do Rosário, 12
Bairro 
Cidade  Santos
Estado  São Paulo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s)  Clube da Faixa Preta
Mascote(s) 
Cores 
Equipe Ranqueada  União de Santos
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
Esse clube com o nome de União Foot-Ball Club foi a maneira que a diretoria do Santos FC encontrou para poder disputar o Campeonato Santista do ano de 1915, pois a equipe estava ausente do Paulista dos anos de 1914 e 1915 por problemas financeiros e a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) só liberou o time santista se ele usasse outro nome no campeonato da cidade.

O União, ao derrotar no dia 21/11/1915 a equipe do São Paulo Railway (atual Nacional) pelo placar de 8 a 0, sagrou-se Bicampeão Santista, com a seguinte formação: Ciro Werneck; Américo e Urbano Caldeira; Pereira, Oscar e Ricardo; Agostinho Marba, Aranha, Ary Patusca, Anacleto e Arnaldo Silveira.

Ao todo, o time disputou 10 partidas na competição e venceu todas, marcando 42 tentos e sofrendo 5. O artilheiro do União FC no Campeonato Santista foi Ary Patusca, que marcou 11 gols.

O União era conhecido como o Clube da Faixa Preta, pois os seus jogadores usavam uma faixa de cor escura em torno da cintura. O presidente do clube genérico do Santos era Domiciano Garcia Vieira. O União FC deixou de existir no dia 14/11/1916.

Curiosidade

O artilheiro do Santista de 1915, Ary Patusca, era filho de Sizino Patusca, o primeiro presidente do clube, e irmão de Araken e Ararê Patusca. Ary foi o primeiro grande ídolo do Peixe, na década de 10, e um goleador que tinha uma cabeçada mortal.

O União FC deixou de existir no dia 14/11/1916
Títulos 
CompetiçãoQuantidadeTemporadas
Campeonato Santista11915
Presidentes 
1915-1916: Domiciano Garcia Vieira
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme(s) 
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)