Histórico |
| O Palmeiras Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade Belo Horizonte (MG). Os "Rapazes da Camisa Preta" foi fundado no dia 15 de Novembro de 1919, a sua sede ficava localizada no antigo Bairro do Quartel da Polícia Militar (atual bairro Santa Efigênia). Seu campo de treinamento era em uma das quadras da Rua Grão Pará e sua sede social era na Avenida Brasil n° 339.
Disputou os estaduais (antigos Campeonatos da Cidade) de 1920 pela Série B e em 1921, pelo Torneio Eliminatório da Série A, perdeu o confronto contra o Palestra Itália por 4 a 1 e retornou à Série B de 1922 onde foi o campeão e figurou entre os principais clubes da Série A entre 1923 e 1930, sua última participação, ainda no amadorismo. No ano de 1922 foi noticiado pelo "Jornal A Noite" mais precisamente no dia 28 de Março, a conquista do Palmeiras do Torneio Inicio da Série B e o Vice Campeão ficando com o Guarany de Belo Horizonte. O maior feito dos rapazes das camisas pretas foi a conquista do Vice-campeonato mineiro de 1926 pela Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT), ficando à frente do então Decacampeão América, perdendo o título para o Atlético. O Palestra Itália disputou outra liga paralela neste ano.
Foi eliminado da Federação Mineira em 1931 e se transformou em Associação Atlética Recreativa. Com a anistia dada em fevereiro de 1932, o departamento de futebol foi reorganizado. Com a implantação do profissionalismo manteve-se no regime amador e se extinguiu em 1934.
Outras sedes: Teve sede na Av. Brasil, 321; Rua Domingos Vieira, 46 e Av. Floriano Peixoto, 321.
Títulos: Vice-campeão Mineiro de 1926; Campeão Mineiro Série B e do Torneio Início em 1922.
Pesquisa: Sergio Mello, Vitor Dias, Henrique Ribeiro
Fontes: Wikipédia - Coleção Revistas Diversas no site do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.
|
|