General Sampaio/MA [BRA]

Atualizado em 21/02/2016
Nome Oficial General Sampaio Atlético Clube
Fundação  20/04/1949
Status Atual  Desconhecido
Endereço  Avenida Getúlio Vargas, s/n - Ed. 24º Batalhão dos Caçadores
Bairro 
Cidade  São Luís
Estado  Maranhão
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido(s) 
Mascote(s) 
Cores 
Equipe Ranqueada  General Sampaio
Grafia Orig. Oficial 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
O General Sampaio Atlético Clube foi uma agremiação da cidade de São Luis (MA). O Auri-azul foi fundado no dia 20 de Abril de 1949, por militares do 24º Batalhão dos Caçadores, liderados pelo Capitão Giordano Rodrigues Mochel, que se tornou o 1º Presidente do clube e pelo Tenente Coronel Anacleto Tavares da Silva (Presidente de Honra).

General Antônio Sampaio
A escolha do nome foi uma homenagem ao Patrono da Arma de Infantaria do Exercito Brasileiro: Antônio Sampaio (Tamboril, no Ceará, 24 de maio de 1810 - Buenos Aires, 6 de julho de 1866).

Além do futebol, o General Sampaio também contava com outras modalidades: basquete, vôlei, tênis de mesa e atletismo. O surgimento do novo clube foi publicado no Diário de São Luiz, na página 10 (São Luiz, quarta-feira, dia 27 de Janeiro de 1949):

"Acaba de ser fundada nesta capital mais uma agremiação esportiva. Trata-se do General Sampaio A. Clube, conjunto formado por oficiais e praças do 24º B.C. Neste sentido recebemos o seguinte oficio:

- São Luiz, Maranhão, 21 de Abril de 1949.
Oficio Circulo nr. 2/49.

Exmo. Sr. Diretor do "Diário de São Luiz".

I - Tenho a insigne honra de comunicar a V. Excia. Que no dia 20 do corrente foi fundada nesta capital uma agremiação esportiva denominada "GENERAL SAMPAIO ATLÉTICO CLUBE", funcionando provisoriamente, á Avenida Getúlio Vargas, s/n. (Edifício do 24º Batalhão dos Caçadores - Fundos).

II - A diretoria que regerá os destinos dessa Entidade esportiva no corrente ano ficou assim constituída:

Presidente: Capitão Giordano Rodrigues Mochel;
Secretario: 3º Sargento Raimundo Reis de Abreu;
Tesoureiro: 3º Sargento Mario Pinheiro Rabelo;
Diretor de Esportes: Tenente Antônio Lopes de Medeiros".

Após a sua fundação, o General Sampaio se filiou à Federação Maranhense de Desportos (F.M.D.), na Seção de Amadores. O clube debutou no Campeonato Citadino de São Luís, em 1949, onde terminou com o vice-campeão do Pule A, perdendo para o Aliados na decisão. Em 1950, ficou com o vice no Torneio Início; em seguida veio o primeiro caneco.

Em 1951, com a participação de 22 clubes, o General Sampaio foi superando um a um até conquistar o seu primeiro título do Campeonato Citadino de São Luís, do Pule B e também do Certame seguinte, onde conquistou o Bicampeonato Citadino de São Luís, sendo neste ano de forma invicta.

Ainda em 1951, participou do 1º Campeonato Brasileiro da Juventude Amadorista, onde se sagrou campeão da Zona Norte.

De 1949 a 1951, entre jogos amistosos e oficiais, o General Sampaio realizou um total de 50 jogos, com 30 vitórias, oito empates e 12 derrotas; marcando 135 gols, sofrendo 72, com saldo de 63. Todos os 50 jogos estão na reportagem (abaixo).

Os bons resultados motivaram os dirigentes militares que iniciaram um planejamento a fim de colocar o clube na Elite do Futebol Maranhense. Dois anos depois, na segunda-feira, do dia 13 de Julho de 1953, o sonho se tornou realidade, com o pedido para ingressar na principal competição do Estado, recebendo o oval da F.M.D.

No entanto, após a temporada na Primeira Divisão, o General Sampaio seguiu o mesmo caminho do C.R. Flamengo e retornou a esfera amadora. O clube seguiu firme e forte disputando o Estadual no vôlei e basquete, fazendo grande jogos com o Moto Club, a forte dessas modalidades.

Texto, pesquisa e redesenho do escudo e uniformes: Sérgio Mello
Fontes: Diário de São Luiz, Pacotilha O Globo
Presidentes 
1949: Giordano Rodrigues Mochel
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme(s)  General Sampaio/MA [BRA] General Sampaio/MA [BRA]
Mascote(s) 
Bandeira(s) 
Flâmula(s)