Guarany/ES [BRA]

Atualizado em 25/02/2020
Nome Oficial Esporte Clube Guarany
Fundação  01/11/1951
Status Atual  Fundiu
Endereço 
Bairro 
Cidade  Cariacica
Estado  Espírito Santo
CEP 
País  Brasil
Retrospecto  Clique aqui para ver todos os campeonatos com participação deste time
Localização 
Telefone 
Apelido  Bugre
Mascote 
Uniforme  Vermelho e branco
Nome Posterior  Desportiva
Equipe Ranqueada  Guarany
Grafia Orig. 
Grafia Orig. Oficial 
CNPJ 
Site Oficial 
Outros Sites 
Outros Sites 
Estádios 
Histórico 
Dúvida sobre o ano de fundação: 1951 ou 1955?

O Esporte Clube Guarany foi uma das 5 equipes que integraram a fusão que deu vida a Associação Desportiva Ferroviária CVRD, o Bugre era formado por funcionários das oficinas da Cia Vale do Rio Doce localizadas em Itacibá/Cariacica, onde tinha seu campo chamado Praça de Esportes Engenheiro João Linhares.

Disputou campeonatos Suburbanos com frequência antes da fusão em 1963, por duas vezes disputou a Série B capixaba.

Era mais uma equipe para divertimento dos funcionários das oficinas que se reuniam aos finais de semana após a semana de trabalho pesado nas locomotivas.

As cores oficias vermelha e branca foram homenagem ao Valério-MG de onde muitos ferroviários vieram para trabalhar tanto na ferrovia Vitória-Minas quanto nas oficinas da Companhia Vale do Rio Doce.

Todo ano no dia 1º de novembro o Bugre fazia um festival em comemoração data de sua fundação, começava hasteamento da bandeira, depois uma missa, e partidas dos torneios comemorativos.

Nos torneios Suburbanos o Guarany não fez feio, foram boas campanhas em 1956 e 1957.

Em 56 entrou no Chave Zona Sul, ao lado de Ferroviário (também de trabalhadores ferroviários da CVRD), Atlético de Aribiri e Bonsucesso.

Em 57 o Guarany mostrou sua força ao derrotar o Atlético de Vila Velha por 2×1, os responsáveis ela vitória foram Hurubatão, Tininho, Haroldo, Pedro Vermelho, Fabiano, Zulmaro, Wilson, Arthur, Telmo e Escurinho. o Atlético era o atual vice campeão.

Um registro de vitória da equipe foi contra a forte equipe do Glória em plena sua casa, Lulmiro, Wilson e Antelmo marcaram na vitória por 3×1.

O Bugre colorado foi a campo com Lafaiete, Gildo, Haroldo, Pedro Edézio, Vermelho, Zulmiro, Arthur, Antelmo, Wilson e Fabinho (Escurinho).

Durante o ano de 57 o Guarany encarou o Bangu e atropelou por 3×0. Jarbas, Stelio, Arthur, Juarez, Samuel, Pedro, Gildo, Benedito, Zulmiro, Doca e Claudio fora a campo, com Claudio, Gildo e Samuel marcando os gols do triunfo.

O Guarany tem participação essencial na fusão da Desportiva Ferroviária, foi de um de seus conselheiros o voto final em 17 de junho de 1963.

Antes de Waldomiro se pronunciar haviam votado 14 conselheiros do Ferroviário, 5 da A.A Vale, 3 do Cauê, 1 do Valério e 1 do Guarany, eram 12 votos pelo sim da fusão e 12 votos pelo não. Waldomiro seria o voto que decidira a calorosa votação do conselho, ele votou "sim" e ali nascia um dos clubes mais simpáticos do Brasil.

O Guarany teve uma participação importantíssima na criação da Desportiva, foi deles o voto que decidiu pelo "sim" da fusão em 1963, antes disso a votação estava rigorosamente empatada.

Fonte: Blog Memória do Futebol Capixaba

Presidentes 
Hino 
Escudos na linha do tempo  Clique aqui para ver os escudos e sedes usados por este time na linha do tempo
Escudos Anteriores 
Uniforme 
Mascote