Histórico |
| Enquanto nenhum time possuía Centro de Treinamento (os famosos CT's) no Paraná, no ano de 1980 o Matsubara fundava o CT Vila Olímpica e se tornava o primeiro clube paranaense a disponibilizar este recurso para seus atletas. O sucesso foi tão grande que o clube se tornou referência nacional no trabalho com categorias de base. E o resultado disso, foi melhor ainda. O clube foi campeão estadual de juniores nada menos que nove vezes, título que o Atlético Paranaense, por exemplo, conquistou pela primeira vez no ano passado.
Além disso, para se ter idéia do carisma do Matsubara em sua cidade, o Estádio Regional de Cambará foi construído pela própria população, para que o clube tivesse um lugar decente para mandar seus jogos. Hoje, o clube disputa apenas a série A-I, que corresponde à segunda divisão, graças a um convite da FPF.
Animados com a conquista do Torneio Frei Raphael Froner em Bandeirantes em 1.974,diretores do Matsubara decidiram à época incluir a S. E. MATSUBARA no Campeonato Amador de 1975, promovido pela Liga Regional de Futebol de Cornélio Procópio.
Com a conquista do título, o Clube ganhou o direito de disputar a Taça Paraná, certame que reúne os campeões amadores de todas as ligas filiadas à Federação Paranaense de Futebol.
Em 1976, dois anos após sua fundação, a S.E. MATSUBARA passou a integrar a então 1ª Divisão de Profissionais do Paraná. Com a conquista do vice-campeonato, assegurou sua participação na extinta Divisão Especial.
Ainda em 76, a S.E. MATSUBARA levou a F. P. F. a realizar o 1º Campeonato estadual de Juvenis (hoje Sub-20), um campeonato unificando Norte e sul do Paraná.
De 77 em diante, a primazia do clube de Cambará surgiu e nos primeiros 10 anos de disputa, o Matsubara ganhou sete vezes e foi vice em três.
No mesmo período revelou os maiores talentos do Estado, sob o comando de Luiz Carlos de Oliveira, o "Bolão", que dirigiu o time tecnicamente por 13 anos.
Em 1985 mudou de sede de Cambará para Londrina.
Em 2012 foi extinto.
|
|